Agems debate Marco Legal do Saneamento com representantes do BID

Agems debate Marco Legal do Saneamento com representantes do BID

COMPARTILHAR

A Agems (Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul) participou de uma importante reunião institucional com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir estratégias de aprimoramento do Marco Legal do Saneamento com base em experiências nacionais e internacionais.

O encontro ocorreu na quinta-feira (19), durante o XII Congresso Nacional de Regulação da Abar, que ocorre em São Paulo. A pauta envolveu a busca por soluções inovadoras que possam impulsionar a qualidade dos serviços de água e esgoto em todo o país. Como órgão regulador, a Agems desempenha um papel crucial na promoção de ações de fomento voltadas para a inovação e a qualidade dos serviços de água e esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul.

Como inovação na área do saneamento básico, a Agência sul-mato-grossense tem buscado parceiros para a expansão do saneamento rural no MS, uma vez que o BID trabalha com essa parceria. Dessa forma, a implementação e a governança regulatória são pontos chaves para o desenvolvimento da universalização do saneamento rural no Estado.

O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, e a diretora de saneamento, Iara Marchioretto, lideraram a comitiva da Agência durante a reunião com o BID. No encontro, foram discutidas estratégias de cooperação que visam aprimorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saneamento no Brasil. Carlos Alberto de Assis enfatizou a importância da colaboração entre agências reguladoras, instituições financeiras internacionais e prestadores de serviços de saneamento para enfrentar os desafios crescentes e garantir o acesso a serviços de qualidade para todos os cidadãos brasileiros.