Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza já estão no Brasil

Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza já estão no Brasil

COMPARTILHAR

Os brasileiros resgatados na Faixa de Gaza desembarcaram na Base Aérea de Brasília na noite desta segunda-feira, (13). O resgate foi feito no avião da Presidência da República, cedido para a missão. A lista de autorização de saída dos brasileiros e familiares contava com 34 nomes, no entanto, o Itamaraty informou que duas pessoas decidiram permanecer na Faixa de Gaza por motivos pessoais. O grupo que volta ao Brasil é composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

O primeiro a desembarcar foi Hasan Habee, que ficou conhecido por vídeos que publicava nas redes sociais em que mostrava os momentos de angústia em Gaza. Após ser recepcionado por Lula, ele foi convidado pelo presidente a fazer uma declaração sobre a saída da área de confronto. “Boa noite. Queria agradecer ao presidente, governo federal, Força Aérea e Itamaraty. A gente ficou lá 37 dias, muito sofrimento. Às vezes passamos fome e sede. O que está acontecendo lá é um massacre. Minhas filhas ficaram muito chocadas lá. Na primeira e segunda semana a gente mentia, a gente falava que essas bombas eram de festas de aniversário, mas a gente não conseguiu segurar por muito tempo”, acrescentou ele.

A previsão é que os 32 resgatados permaneçam em Brasília por cerca de 48 horas para atendimento médico e psicológico, antes de seguirem em um voo da Força Aérea para São Paulo. No Brasil, eles serão acolhidos e terão a documentação expedida.