Covid-19: Uma nova subvariante do ômicron circula no Paraguai

Covid-19: Uma nova subvariante do ômicron circula no Paraguai

COMPARTILHAR

O Ministério da Saúde Pública do Paraguai informou esta segunda-feira, (15), que detetou a circulação de uma nova subvariante da estirpe omicron da Covid-19 no território nacional. Esta é uma mutação que se espalhou pela Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia. A pasta informou, por meio de boletim informativo em seu portal, que a área de Vigilância Genômica do Laboratório Central de Saúde Pública detectou a circulação de linhagens recombinantes de omicron XBB, mais conhecidas como EG.5 ou Eris.

A mutação se espalhou por grande parte da América do Sul, como Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia, entre outros. Através de um estudo retrospectivo, foi detectada a nova subvariante, que contém mutações adicionais que aumentam a taxa de transmissibilidade. Para a médica Águeda Cabello, diretora de Vigilância em Saúde, essa detecção coincide com o aumento de casos de Covid-19 no país, registrados nas últimas semanas, desde o final de novembro. Foram identificados surtos em Assunção e Central, cujos casos mais graves afetam especialmente pessoas não vacinadas.

Dados da Vigilância Sentinela da Infecção Respiratória Aguda Grave (SARI) indicam que há 765 pessoas hospitalizadas com SARS-CoV-2, das quais apenas 11 (1,4%) tinham histórico de vacinação com a dose anual da vacina anticovid. Nesse sentido, a pasta da saúde lembrou a importância da imunização para reduzir os riscos de formas graves, como hospitalização ou morte pela doença.