Em meio a altas temperaturas, Águas Guariroba registra volume recorde de captação...

Em meio a altas temperaturas, Águas Guariroba registra volume recorde de captação de água em 23 anos

COMPARTILHAR

Com o registro de altas temperaturas durante o período de estiagem e atingindo níveis recordes, a Águas Guariroba vem intensificando as ações preventivas com objetivo de evitar o desabastecimento de água devido ao aumento de consumo. Como resultado dessas ações, a concessionária registrou no mês de outubro o índice de 306 milhões de litros de água captados, número recorde em 23 anos de operação.

Em comparação aos dois últimos anos a temperatura média no mês de outubro em 2023 registrou um aumento de 3 graus, enquanto a precipitação em mm está 93% menor em relação ao mesmo período do ano passado. O volume recorde celebra os investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, além de destacar os investimentos da concessionária em infraestrutura no primeiro semestre de 2023.

Neste ano, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.

Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim, os investimentos reforçam as ações de produção de água, ampliando as operações de abastecimento para garantir a eficiência no fornecimento de água para a população. “Falar sobre qualidade na prestação de serviço à população é também apresentar os resultados voltados para a capacidade de produção de água em Campo Grande. Os novos poços e demais ações em operação pela Águas Guariroba demonstram que o investimento traz melhorias ao sistema de abastecimento de nossa cidade, reduzindo o risco de desabastecimento e proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”, destaca Gabriel.

No final do ano passado como parte das ações de revitalização e segurança operacional no abastecimento, a Águas Guariroba realizou limpeza mecânica da adutora da Captação Guariroba com a utilização do PIG, um equipamento utilizado para a manutenção 15 km de tubulação e retirada de incrustações, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água tratada e com regularidade.

Ainda como parte dos investimentos em infraestrutura de abastecimento, em 2021 nove novos poços foram perfurados nas regiões do Caiobá, Lageado, Pioneiros, Universitário, Coophavilla II, São Conrado, Taveirópolis e Nova Lima, ampliando em mais de 1,7 milhões de litros por hora a produção de água na cidade.

Distribuição assistida

Além dos investimentos em produção de água, a Águas Guariroba conta com um moderno sistema de monitoramento de distribuição de água em Campo Grande. O CCO – Centro de Controle Operacional é o coração da empresa nas ações de abastecimento.

No CCO é possível acompanhar em tempo real os volumes de água captada, tratada e principalmente distribuída. Com o monitoramento é possível identificar quando as pressões baixam em determinadas regiões, reservatórios e estações elevatórias de água tratada (EEAT), permitindo que as equipes de manutenção atuem de modo rápido e eficiente, garantindo que os índices de perdas de água continuem sendo um dos melhores do Brasil.

“Todos os dias buscamos melhorar nossa prestação de serviço. Temos o sistema de abastecimento de Campo Grande na palma da mão, conseguimos acompanhar o consumo na cidade toda, parametrizar oscilações na distribuição e realizar manobras emergências, quando necessário, garantindo que não falte água nas torneiras do campo-grandense,” finalizou.