Foto: Carlos Fabal/AFP

Número de feridos e desalojados dobra em 24 horas no Rio Grande do Sul

De quinta-feira (9) para esta sexta-feira (10), os números de feridos e desalojados por causa das enchentes no Rio Grande do Sul mais que dobraram. Segundo a Defesa Civil, as pessoas feridas passaram de 374 para 756 e o número de desalojados subiu de 164.583 para 337.346. Ao todo, 1.947.372 gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas, 116 morreram e 143 pessoas estão desaparecidas.

As chuvas que atingiram o estado provocaram danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Atualmente, são 75 trechos em 47 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. Além disso, a tragédia climática impactou outros serviços, pois 163.313 locais estão sem energia elétrica e 385.361 pessoas estão sem abastecimento de água.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por chuvas fortes nesta sexta-feira (10). A previsão indica que entre hoje e o fim de semana a chuva com maior intensidade será no centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina. Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros.

Ainda de acordo com o Inmet, os ventos mudarão de direção e irão soprar predominantemente de sul. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem.

“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por este motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, alerta o Instituto.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções