Familiares do piloto Raphael Alvarez Fonseca, de 38 anos, busca respostas sobre o desaparecimento dele registrado há 20 dias em Mato Grosso. Em entrevista ao site MídiaNews, Genildo Fonseca, pai de Raphael e morador de Caucaia do Alto, distrito de Cotia, em São Paulo, relatou que o último contato que teve com o filho foi através de uma chamada de vídeo, realizada no dia 16 de dezembro de 2024. “Estamos desesperados, porque estamos voando sem rumo, no escuro, sem saber o que fazer, ele estava em uma área rural e me tranquilizou dizendo: ‘Está tudo bem, estou voando por aqui’. Me falou onde estava, mas não disse se era o helicóptero Agusta que estava previsto”, disse.
Inicialmente, Raphael prestou serviços na região de Goiás no dia 9 de dezembro. Depois, seguiu para Mato Grosso, onde permaneceria trabalhando até o dia 20, antes de retornar para São Paulo. Contudo, desde o último contato, a família disse que o piloto não retornou às ligações. Também não recebeu as mensagens deixadas por familiares e amigos. Genildo teme que o filho esteja perdido em alguma área sem acesso ou sem sinal para estabelecer contato. Genildo ainda informou que na última ligação o celular usado para realizar o contato com o filho apresentava o DDD 92, com o prefixo da Bolívia (591). Ele só percebeu depois do desaparecimento.
“Fiquei preocupado se ele teria ido para lá ou se estaria usando o telefone de outra pessoa, porque o telefone dele não é esse. Então, liguei para o consulado da Bolívia. Naquele momento, não constava nenhuma entrada de aeronave, nem o nome dele estava envolvido em qualquer ocorrência”, explicou. A última informação extraoficial que a família recebeu indicava que o piloto estava na região de Rondonópolis. Contudo, esses dados não foram confirmados pela Polícia Civil. “Tive informações também, não muito concretas, de que ele poderia estar em Rondonópolis, São José do Rio Claro ou Chapada dos Guimarães. Me informaram isso, mas não tenho nada consistente. Infelizmente, não tenho contribuições significativas, porque não sei de onde ele estava voando e para onde estava indo”, afirmou.
Experiente
De acordo com Genildo, Raphael é um piloto experiente, com uma carreira extensa em diversos setores da aviação. Ele já atuou como piloto de aviões comerciais, aeronaves agrícolas e realizando trabalhos como paramídia em praias brasileiras. Diante da falta de informações sobre o piloto, Genildo informou que já comunicou todas as autoridades competentes como a Polícia Federal, Polícia Civil, Agência Nacional de Aviação (ANAC) e Departamento de Aviação Civil (DAC) para atuar na investigação.
“Passei a conta bancária dele para verificar eventuais operações suspeitas. Mas, como tudo depende de autorização judicial, não pude avançar”, disse. “Liguei para todos os aeroportos onde ele poderia ter passado, para todas as delegacias das cidades e para todos os hospitais. Enfim, fiz tudo o que estava ao meu alcance”, completou.
Fonte: MídiaNews
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções