Polícia Nacional despeja indígenas a balas em Canindeyú

A Polícia Nacional do Paraguai realizou o despejo violento de membros da comunidade indígena Cristo Rey, do bairro Ybyrarobana, no departamento de Canindeyú. A Federação para a Autodeterminação dos Povos (FAPI) repudiou a violência e solicitou a investigação do juiz autorizador do procedimento. Na última sexta-feira, véspera do feriado, a Polícia Nacional realizou uma operação de despejo da comunidade indígena.

Os policiais teriam utilizado a força, disparando tiros intimidadores para retirar os ocupantes de um imóvel com seus pertences, segundo vídeos divulgados pelos moradores, onde se ouvem estampidos de projéteis que teriam sido disparados pelos policiais. Mulheres e crianças estavam entre as pessoas afetadas e não houve feridos, segundo o relatório policial. Porém, nos últimos tempos, quatro lideranças indígenas já foram assassinadas no local.

A Federação para a Autodeterminação dos Povos (Fapi), que reúne 13 organizações indígenas, repudiou o despejo, qualificando-o de irregular. “Repudiamos a atuação da Polícia Nacional que procedeu com violência, destruindo toda a comunidade”, afirmou em comunicado divulgado através das redes sociais. A organização solicitou que a juíza Josefina Gunsett Melgarejo, que autorizou o despejo violento, fosse investigada.

Afirmam também que a Defensoria Pública deve atuar ex officio para “proteger os direitos fundamentais dessa comunidade”. Em outra parte do comunicado, solicitam a intervenção do Instituto Nacional do Índio (INDI) para realizar um levantamento das condições de seus associados e articular com suas autoridades as ações que tomarão em sua defesa.

 

 

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções