Primeiro avião da FAB com 211 brasileiros decola rumo a Brasília

Primeiro avião da FAB com 211 brasileiros decola rumo a Brasília

COMPARTILHAR

A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Telaviv, em Israel, às 14h12 (horário de Brasília). A bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos recentes. O voo, com a duração prevista de 14 horas, deve chegar em Brasília às 4 horas da madrugada desta quarta-feira (11).

Ainda aguardam pelo resgate do governo cerca de 1.500 brasileiros que foram surpreendidos pelo conflito que teve início neste sábado. O voo que saiu na hora local de Israel depois das 20h, algumas cerca de 4 horas depois do horário previsto pela FAB. Já estão previstos mais 4 voos nesta semana, mas a expectativa é que isso atenda apenas metade dos brasileiros que pediram ajuda no país do Oriente Médio.

Ainda serão enviadas outras cinco aeronaves para repatriar os brasileiros que seguem no país, enquanto o conflito entre Israel e o grupo Hamas continua na Faixa de Gaza. Os candidatos à repatriação devem seguir critérios de prioridade. De acordo com a FAB, outros dois aviões deste modelo serão utilizados na missão no Israel, além de dois KC-390 e dois VC-2. As decolagens de Tel-Aviv e de outras localidades do Oriente Médio com brasileiros resgatados devem ocorrer até esta quarta-feira.

Correio Braziliense