Antônio Coca
Evento gratuito reunirá magistrados, representantes das forças de segurança e especialistas para discutir desafios da migração internacional e do combate à exploração laboral na região de fronteira
A cidade de Corumbá, um dos principais corredores de entrada de migrantes internacionais em Mato Grosso do Sul, será palco de um amplo debate sobre imigração, tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo. No próximo dia 26 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) realizará o evento “O Fenômeno da Imigração, Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo”, no Centro de Convenções do Pantanal, com participação aberta e gratuita à população.
Localizada na fronteira com a Bolívia, Corumbá desempenha papel estratégico no fluxo migratório do Estado. Dados do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (Migrafron), vinculado ao Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS), apontam que a Casa do Migrante do município atendeu, entre abril e julho de 2023, 653 migrantes de 13 nacionalidades diferentes, oriundos da África, Europa, América do Sul, América do Norte e Caribe.
Além da intensa movimentação migratória, a região também enfrenta desafios relacionados à exploração de trabalhadores. Segundo o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualizado em 15 de junho de 2026, Corumbá registrou, em 2025, o resgate de 25 trabalhadores encontrados em condições degradantes. Em todo o Mato Grosso do Sul, as ações de fiscalização resultaram no resgate de 205 trabalhadores e na inclusão de 25 empregadores no cadastro federal.
Diante desse cenário, o TRT/MS reunirá autoridades do Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, das forças de segurança e especialistas para discutir mecanismos de prevenção, fiscalização e enfrentamento dessas violações de direitos humanos.
A programação terá início às 8h30 com a abertura oficial do evento. Na sequência, a desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do TRT da 13ª Região, apresentará o painel “A escravidão contemporânea e a normalização das violações no mundo do trabalho: desafios institucionais”.
Logo após, a desembargadora federal Louise Vilela Leite Filgueiras, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), abordará os desafios enfrentados pelas instituições brasileiras no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo contemporâneo.
No período da tarde, estão previstas palestras da juíza do TRT da 23ª Região, Claudirene Andrade Ribeiro, e do procurador do Trabalho Paulo Douglas de Moraes. O debate contará ainda com a participação do superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Cantero.
O encerramento será marcado por uma mesa de debates dedicada aos temas imigração e tráfico de pessoas. Entre os participantes estarão o delegado da Polícia Federal Alexsandro Pereira de Carvalho, que apresentará informações sobre os procedimentos legais para entrada, permanência e saída de estrangeiros do território nacional, e o policial rodoviário federal Francinildo Fernandes de Araújo, que discutirá as ações de fiscalização voltadas ao combate ao tráfico de pessoas pelas rodovias.
A iniciativa busca ampliar o diálogo entre instituições e sociedade civil sobre temas cada vez mais presentes na realidade das regiões de fronteira, reforçando a importância da proteção dos direitos humanos, do acolhimento aos migrantes e do combate às formas contemporâneas de exploração do trabalho.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
(67) 99135-7483
contato@tempoms.com.br
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções