Aldeia Urbana Água Bonita recebe cinema solar com sessão gratuita neste sábado

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolar, que chega a Campo Grande, na Aldeia Urbana Água Bonita, neste sábado (26), com patrocínio do banco BV. A partir das 19h, acontece exibição de curtas-metragens brasileiros e do longa “Fala Sério, Mãe!” para mais de 260 famílias das etnias Terena, Guarani, Kadiwéu e Kinikinawa. A entrada é gratuita para toda a população.

“O cinema não é para entreter. É para fazer sonhar”. A frase do cineasta alemão Wim Wenders explicita a verdadeira proporção da sétima arte, que com toda sua dimensão, se insere em diversos cenários sociais, como a educação, responsabilidade e desenvolvimento social. “Fazer parte desse projeto pioneiro é uma grande honra. Como um dos líderes do mercado de financiamento de energia solar, sabemos da importância de levar pelo país a mensagem de sustentabilidade que esse mercado traz, além de aliar com um tema relevante que é a cultura”, afirma Flávio Suchek, diretor de Novos Negócios e Empréstimos do banco BV.

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados nos municípios. Em alusão ao Mês da Mulher, o filme escolhido é a produção nacional “Fala sério, mãe!”, protagonizado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, que traz à tona as alegrias e dificuldades da relação entre mãe e filha dentro do contexto familiar.

“Vejo nessa parceria da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres com o projeto Cinesolar um grande potencial de trabalhar num só momento a democratização do acesso à cultura, à cidadania e ainda com foco na sustentabilidade. Pela primeira vez teremos a possibilidade de ter um cinema ao ar livre, exibindo filmes com a temática que envolve a pauta feminina e utilizando a energia solar, isso demonstra que não há limites para a inovação na área pública. Nossa expectativa é que haja grande adesão da população para receber o projeto em nosso Estado”, diz Luciana Azambuja, subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres.

O Cinesolar – circuito Campo Grande – é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio do banco BV, apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Programação:
Aldeia Urbana Água Bonita

Sessão Cinema:
Sábado (26)
19h – Sessão Curtas
20h – “Fala Sério, Mãe!”
Aldeia Urbana Água Bonita – Bairro Nova Lima

O Cinesolar

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.
Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

Banco BV

O banco BV é uma das maiores instituições financeiras do país em ativos e atua nos segmentos de Varejo, Corporate & Investment Banking, Asset Management e Private Banking. Em sua estratégia reúne a solidez dos bancos tradicionais com o mindset dos digitais. O banco é líder e especialista no financiamento de veículos usados leves e a primeira instituição a neutralizar a emissão de poluentes dos veículos que financia. Conhecida pelas parcerias com startups, a instituição apresenta soluções inovadoras para o mercado. O banco BV definiu seus compromissos com os pilares ambientais, sociais e de governança no documento público “Compromissos para um futuro mais leve 2030”

.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções