Alexandre Bompard, CEO do Grupo Carrefour e contra a carne do Mercosul.

Carrefour recua, mas CEO mantém postagem criticando carne do Mercosul

O Carrefour recuou, na noite de segunda-feira-feira (25), de comunicado controverso em que anuncia decisão de não vender carnes de fornecedores do Mercado Comum do Sul (Mercosul), mas a polêmica envolvendo a rede de supermercados ainda não chegou ao fim. Mesmo com o recuo, o CEO da empresa, Alexandre Bompard, mantém a publicação realizada na quarta-feira (20), em que se expõe a decisão e busca influenciar outras redes a deixarem de vender carne dos países do bloco econômico.

O embate entre o grupo e as representações brasileiras começou após o anúncio de Bompard nas redes sociais. No comunicado, o empresário critica o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Ele alega ainda que a importação pode acarretar “risco de a produção de carne que não cumpre com seus requisitos e padrões se espalhar pelo mercado francês”. A fala do CEO gerou reação da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil), que afirmou “não haver motivos razoáveis para restrições à carne produzida no Mercosul”. Outro crítico à nota foi a embaixada do Brasil na França, que afirmou que a fala de Bompard reflete uma “opinião infundada”.

Embora o grupo tenha lamentado a suspensão do fornecimento em mensagem destinada ao público brasileiro, outro comunicado, destinado ao público francês mostra outra postura da rede frente à polêmica. Em nota publicada na manhã desta terça-feira (26), o Carrefour afirmou que não tem intenção de “opor a agricultura francesa à agricultura brasileira” e justificou que a decisão objetiva apoiar os agricultores franceses, que atravessam uma crise.

Segundo o grupo, na França, o Carrefour “é o primeiro parceiro da agricultura francesa” e compra quase toda a carne que necessita do mercado nacional. O mesmo acontece na representação no Brasil, em que o grupo afirmou priorizar a compra de carne produzida no território brasileiro. Várias autoridades da política, agro e economia do Brasil já se manifestaram afirmando que não é um simples pedido de desculpa que irá minimizar a questão. Para o Brasil, a questão é muito mais séria que o senhor Bompard.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções