UCP coloca equipes de Urgência e Emergência para atender Bombeiros e voluntários...

UCP coloca equipes de Urgência e Emergência para atender Bombeiros e voluntários no Cerro Corá

COMPARTILHAR
Equipes completas de socorro se revezam no local.

Antônio Coca

A Universidade Central do Paraguai (UCP) de Pedro Juan Caballero colocou duas unidades móveis de atendimento de Urgência e Emergência para atender os Bombeiros e Voluntários que estão combatendo as chamas no Parque Nacional de Cerro Corá. Este é o terceiro grande incêndio que atinge o local histórico localizado entre Pedro Juan Caballero e Yby Yaú no Departamento de Concepción.

De acordo com Gabriel Schutz, responsável pela equipe de Urgência e Emergência da UCP, serão seis profissionais por turno que ficarão de plantão na sede do Parque Nacional de Cerro Corá e mais uma equipe com o mesmo número de plantonistas na sede da universidade para o caso de necessidade de ajuda em outras situações, já que praticamente todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pedro Juan estão empenhados no trabalho de debelar as chamas.

“Estamos realizando um mutirão para que todos os turnos sejam cobertos com equipes completas com médicos, enfermeiros, socorristas e motoristas das unidades móveis. Todo o esforço neste momento é pouco diante da destruição causada pelo fogo e quem está na linha de frente precisa ter a certeza e a tranquilidade de se precisar de ajuda há alguém para socorre-los”, disse Gabriel.

As equipes estão preparadas para qualquer tipo de atendimento, remoção e transporte em caso de necessidade e as unidades móveis da UCP possuem equipamentos de suporte avançado de vida, como respiradores, desfibriladores, kits de intubação e de imobilização.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento e Pesquisa da UCP, Wenceslaa Gomez, acadêmicos das Atléticas da universidade estão mobilizados na arrecadação de alimentos, água, leite, hidratantes orais e cremes para queimadura e outros produtos que possam ser usados pelos bombeiros e outras pessoas que estão trabalhando no enfrentamento das chamas. Todo o material arrecadado será levado para a sede do Parque Nacional e para o quartel do Corpo de Bombeiros de Pedro Juan Caballero.