O adolescente Lucas Henrique de Lima Cardoso, de 15 anos morreu na madrugada desta quinta-feira (13), em Manaus, ao ser atingido por uma embarcação de grande porte usada pela TV Globo nas gravações da minissérie “Aruanas”, na capital amazonense. O garoto, de uma família ribeirinha, estava acompanhado do pai em uma canoa no Igarapé do Tarumã-Açu, próximo à Prainha, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.
Segundo o pai do menino, Paulo Henrique, de 44 anos, o incidente aconteceu por volta das 4h24 de hoje. De acordo com ele, a embarcação, de nome “Paula”, pertencente a uma empresa contratada pela TV Globo, navegava em alta velocidade e lotada, com cerca com 15 pessoas. Conforme o pai, todos faziam parte do núcleo de gravação da minissérie “Aruanas”, coprodução da TV Globo e da Maria Farinha Filmes.
“Estava voltando do caminho que faço todos os dias. Tinha acabado de deixar minha mãe, de 72 anos, na Prainha. Meu filho estava com uma lanterna iluminando o caminho e eu, de costas, comandando a canoa. Senti a batida da embarcação e ouvi a lanterna caindo. Olhei para trás e vi meu filho já caído. A lancha de grande porte estava em alta velocidade. Eles passaram por cima de nós”, relatou o pai.
Após perceber que o filho tinha sido atingido pela embarcação, Paulo entrou em desespero. “A lancha estava tanto em alta velocidade que eles só perceberam que tinha atingido meu filho depois de 40 metros. Eles voltaram, prestaram socorro, mas acredito que meu filho morreu na hora. O meu filho foi atingido na cabeça e teve uma orelha cortada no acidente”, explicou o ribeirinho.
O adolescente de 15 anos ainda chegou a ser encaminhado, inconsciente, para o Hospital e Pronto da Criança da Zona Leste “Joãozinho”, mas não resistiu e morreu por Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), com sangramento na orelha direita, foi comprovado na unidade hospitalar.
“Estava em uma canoa de nove metros de comprimento. Não tinha como eles não nos verem. Foi uma falta de responsabilidade. O condutor da embarcação estava totalmente distraído. Agora estou sem meu filho. Destruíram um sonho”, disse.
Pai quer justiça
Depois da perda, o ribeirinho disse que pretende cobrar na Justiça pela morte do filho. “Faz alguns dias que eles estão gravando essa minissérie. Fiquei sabendo que eles eram da Globo após o acidente acontecer. Eu quero muito justiça, porque até o momento ninguém da empresa me procurou para falar nada. Eles estavam se divertindo na embarcação”, completou.
A Marinha divulgou nota informando que a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental enviaria uma equipe de Inspeção Naval até o local para iniciar investigações.
TV Globo
Em nota, a TV Globo confirmou o incidente que ocasionou a morte do adolescente de 15 anos. “No deslocamento para o set de gravação de Aruanas, o barco que dava apoio à Maria Farinha nas gravações colidiu com outro barco. Os dois ocupantes [pai e filho] foram socorridos imediatamente no local, mas Lucas morreu”, disse a emissora.
“A Maria Farinha Filmes e a Globo lamentam profundamente o ocorrido e estão ao lado da família e dos envolvidos, para providências e apoio com todo o necessário. As autoridades locais estão apurando o acidente e as gravações do dia foram canceladas”, finalizou a Globo.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções