Agepen conta com mais 1,3 mil tornozeleiras para cumprir ordens judiciais

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), está contratando mais 1.350 tornozeleiras para a Unidade Mista Estadual de Monitoramento Virtual, com investimento de R$ 3.105.000 ao longo de 10 meses, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) edição desta segunda-feira (26).

Os novos equipamentos integram a ata de registro de preços para locação de duas mil tornozeleiras junto à empresa Spacecom, vencedora do processo licitatório, em complementação às 650 já disponibilizadas para atendimento às determinações judiciais, em substituição à reclusão de pessoas em unidades prisionais de regimes aberto, semiaberto e fechado, presos oriundos de audiências de custódia e os casos enquadrados na Lei Maria da Penha de todo o Estado.

A Agepen possibilita o monitoramento eletrônico de investigados ou condenados desde março 2016, com pessoas monitoradas até mesmo fora do Estado. O controle é centralizado, feito por agentes penitenciários na Unidade Mista de Monitoramento Estadual, também chamada de “Presídio Virtual”, instalada em Campo Grande.

Quem utiliza a tornozeleira é monitorado 24 horas por dia e têm os locais e períodos determinados para permanecer. Sinais sonoros são imediatamente emitidos à central caso o monitorado descumpra alguma norma estabelecida e a polícia é avisada. A Agepen paga aluguel de R$ 230 por mês, mas apenas por equipamento em uso.

A empresa deve manter, ainda, dois profissionais, sendo um engenheiro e um coordenador técnico, em suporte aos agentes penitenciários. O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que a tornozeleira eletrônica é uma possibilidade a mais de o Judiciário aplicar penas diversas da prisão. Além de ser mais barato do que manter um preso recluso, o monitoramento ajuda a equacionar a superlotação e fortalece a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Com assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções