Alunos da Escola do Sesi de Naviraí produzem jornal de conscientização sobre alcoolismo

Em continuidade às aulas online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Naviraí produziram um jornal digital para divulgar notícias e as consequências do alcoolismo. O informativo digital recebeu o nome de “Sesi News” e teve a orientação da professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, que leciona a disciplina de Química.

Com o uso da ferramenta TEAMS, da Microsoft, os estudantes desenvolveram a atividade para adquirir conhecimentos sobre os efeitos do uso do álcool como bebida para os seres humanos e entender os problemas sociais e pessoais que essa dependência pode causar. Além disso, a produção do jornal digital contribuiu para estimular a interação entre os alunos por meio das plataformas disponibilizadas pela Escola do Sesi.

Para a produção do “Sesi News”, primeiro, os alunos pesquisaram sobre o alcoolismo e suas consequências, enquanto, em um segundo momento, os dados e reportagens obtidos pela pesquisa foram compartilhados entre todos eles de forma que cada um pudesse realizar perguntas e colocar seu ponto de vista. Após o compartilhamento de todos os dados obtidos, foi solicitado a eles que juntassem todo o conhecimento adquirido em forma de um jornal digital de conscientização sobre o problema.

Segundo a professora Andresa Brusarosco, foi muito interessante perceber que os alunos estavam engajados de fato em buscar o conhecimento que lhes faltava sobre algo tão comum na sociedade brasileira que é o alcoolismo, uma realidade de muitos jovens. “O problema é que esses jovens que usam bebidas alcoólicas muitas vezes não conseguem perceber o quanto é prejudicial tanto para seu organismo quanto para as relações sociais que o alcoolismo pode trazer em suas vidas”, alertou.

Ela completa que buscou fazer com que os alunos buscassem esse tipo de conhecimento. “A Escola do Sesi nos permite agir como estabelecimento transformador da sociedade. Ao fim do trabalho, a construção do jornal digital Sesi News mostrou como eles se dedicaram e entenderam a proposta do trabalho em questão”, avaliou.

Para a aluna Mariana Gonçalves de Souza, ao se aprofundar melhor no tema estudado, foi possível entender mais sobre o alcoolismo. “Com as apresentações feitas por toda a turma, entendi os efeitos e malefícios causados pela ingestão de álcool no corpo e na vida social. Vi o quanto isso é ruim e como é comum na nossa sociedade”, ressaltou.

“Com o objetivo de pesquisar e angariar informações a respeito de um tema tão presente na nossa sociedade, como o caso do alcoolismo, e de tantas consequências que ele nos traz, de diversas formas, a atividade proposta pela professora permitiu com que fizéssemos uma importante reflexão sobre o tema além de proporcionar conhecimento de uma maneira muito mais dinâmica e eficaz, fugindo um pouco da nossa rotina e da maneira convencional de estudar”, completou o aluno Gustavo Paulis.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções