Amigos Del Chaco da UCP levam esperança e solidariedade para comunidade carente

Amigos Del Chaco da UCP levam esperança e solidariedade para comunidade carente

COMPARTILHAR
Atendimento médico à crianças e adultos. (Fotos: Wagner Gomes Moreira)

Antônio Coca

Ainda era madrugada de sábado quando o Esquadrão da Solidariedade “Amigos Del Chaco Paraguayo” da Universidad Central Del Paraguay partia de Pedro Juan Caballero para a comunidade de Santa Teresita, na cidade de Mariscal José Félix Estigarribia, departamento de Boquerón.

Nem mesmo os 700 quilômetros de distância e o cansaço da longa jornada tiraram o ânimo dos médicos, enfermeiros e universitários que foram levar um pouco de alento para o povo sofrido daquela comunidade atingida recentemente pelos incêndios florestais que atingiram cerca de 100.000 hectares e pelo calor intenso que castigou a região.

A Clínica Móvel da UCP atendeu cerca de 500 pessoas com atenção básica de saúde e foram distribuídos mais de 25 mil litros de água para as comunidades de Takye Axá, Guarani, Nivaclé e Guarani Añete com mais de 1.500 famílias beneficiadas inclusive com cestas básicas.

Distribuídos 25 mil litros de água.

Muitos dos atendidos chegaram a chorar ao receber os donativos levados pelo “Amigos Del Chaco” da UCP. “Já não tinham mais nada para dar para meus filhos comerem e beberem”, disse uma mãe emocionada.

Comunidade também recebeu alimentos.

O Diretor Geral da UCP, Karlos Bernardo disse que estava muito orgulhoso de sua equipe de profissionais médicos, de enfermagem e dos universitários que demonstraram senso humanitário e de comprometimento com o próximo.

Já o vice-diretor Edgar Núñez disse que é gratificante como ser humano ter a oportunidade, apesar da distância poder levar alguma esperança e conforto às pessoas necessitadas.

Para os alunos a experiência vivida neste final de semana ficará para sempre na vida de cada um pois puderam conhecer outras realidades que os levaram a valorizar o sentido da vida, família e conhecer de perto o verdadeiro sentido da palavra gratidão.

Unidade móvel atendeu na região.