Após 24 horas onça é capturada em árvore

Em meio a multidão, a onça-parda que desde terça-feira (30) estava no topo de um pé de jaca no quintal de uma residência na Vila Rosa em Dourados finalmente foi capturada. Por volta das 12h30, após receber pelo menos cinco dardos com tranquilizante, o animal despencou da árvore, vindo a cair em uma rede de proteção preparada por Bombeiros e policiais da Polícia Ambiental.

Apesar da quantidade de dardos, ainda agitada, tentou escapar, mas policiais e bombeiros conseguiram a colocar na jaula de contenção. A onça foi encontrada por moradores por volta das 10h de terça-feira, chegou a entrar numa residência, pulou o muro, vindo a arrebentar cerca elétrica. Em seguida desapareceu e duas horas depois foi reencontrada no pé de jaca.

Já na jaqueira o animal chegou a receber disparos de dardo tranquilizante, mas sem sucesso. Por volta de 11h de hoje, equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAs) de Campo Grande chegou a Dourados com a substância zoletil, sedante de indução rápida.

Mas o grande problema durante todo o tempo foi o tumulo. Embora a rua estivesse interditada, dezenas de pessoas não respeitaram e se aglomeraram em frente ao pé de jaca, localizado na frente de uma residência. O sargento Paulo Leandro da Costa, do Corpo de bombeiros de Campo Grande, especialista em contenção de animais, foi quem disparou o dardo que tranquilizou a onça. Para isso ele precisou usar um guincho para se aproximar da onça. Mesmo atingida a onça não chegou a ser totalmente sedada.

Segundo ele, na região de Dourados isso se torna muito comum o aparecimento de onças e outros animais, por conta de invasão de território ambiental. “Creio que com essa ocorrência, o investimento no preparo da PMA será muito maior”, diz. A PMA informou que a competência do órgão é o de fiscalizar e não de fazer a contenção de animais, por isso tiveram que acionar o CRAs da Capital, que possui profissionais capacitados para a ação.

Equipe preparando a sedação do animal (Foto:Fábio Dorta)

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções