Aumento de casos do coronavírus poderá impactar na segurança pública, alerta Delegado...

Aumento de casos do coronavírus poderá impactar na segurança pública, alerta Delegado Wellington

COMPARTILHAR

Cada vez mais vem aumentando o número de pessoas infectadas pelo coronavírus, em Campo Grande, até o momento, foram confirmados dois casos da doença. Caso o problema se alastre no país, haverá efeitos diretos na segurança pública. É o que alerta o presidente da comissão de segurança da Câmara Municipal, vereador Delegado Wellington (PSDB).

O poder público municipal, estadual e federal está empenhado para que a população cumpra quarentenas de maneira preventiva. Em nome da proteção de todos, reuniões públicas, shows e toda forma de aglomeração de pessoas estão sendo canceladas.

“O coronavírus pode impactar diretamente no aumento da desordem pública. Em um cenário extremo de escassez de alimentos e itens de necessidade individual, acarretará o aumento da violência, bem como saques de diversas naturezas. Além disso, infelizmente a rede de saúde do Brasil não está preparada para uma pandemia, a ausência de leitos e a dificuldade de atendimento das pessoas pode gerar a conflitos e brigas. Ou seja, em casos de uma grande quantidade de pessoas infectadas com o coronavírus no país, a segurança pública terá que lidar com diversas ocorrências ao mesmo tempo, além de todo o trabalho que desempenham cotidianamente”, alerta o parlamentar.

De acordo com Delegado Wellington, ações preventivas e integradas entre a segurança pública, saúde, assistência social e demais órgãos do executivo, aliado ao bom-senso da população é essencial para minimizar os efeitos da doença. “Muitos estão enxergando como exagero todas essas medidas, mas a responsabilidade é de todos neste processo, quando estamos preparados para o pior, vidas são poupadas. Não podemos esperar que o pior aconteça para agir, se todos os equipamentos públicos e a população fizer sua parte, a chance do estado de caos se configurar no Brasil será remota”.

Casos no Brasil – Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (16), 234 casos do novo coronavírus foram confirmando no Brasil. Em Mato Grosso do Sul foram apenas 2 casos confirmados. São Paulo é responsável por mais da metade dos casos (152), inclusive a primeira morte. Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Rio Grande do Sul e Paraná (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia, e Pernambuco (2). Amazonas, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Norte registram um caso confirmado. Os demais Estados não tiveram casos confirmados.

Com Assessoria