Avião vindo da Bolívia interceptado pela FAB faz pouso forçado e é incendiado

Uma aeronave bi motor fez um pouso forçado nas proximidades do município de Rondolândia, distante 1.600 km de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (10), e foi incendiada pelos ocupantes. O avião foi interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e o piloto não obedeceu às ordens para pouso.

Segundo informações da FAB, a aeronave modelo EMB-810D Seneca, matrícula PT-RQY foi detectada no espaço aéreo brasileiro vinda clandestinamente da Bolívia. Ela foi acompanhada por caças A-29 Super Tucano da FAB e os militares deram ordem para que desviasse a rota e pousasse em aeroporto definido pelos militares, mas o piloto não obedeceu.

Após descumprir as determinações, a aeronave foi submetida ao Tiro de Aviso (TAV), a fim de que fossem cumpridas as ordens. Nesse momento, o piloto da aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades de Rondolândia. Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.

A suspeita é de que o veículo seria usado para transporte de droga do país vizinho, mas nada foi achado no local do pouso.
O Comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, comentou sobre o sucesso da Operação.

“É com grande satisfação que o COMAE, junto à Polícia Federal, anuncia o êxito em mais uma missão de interceptação, em que interrompemos o fluxo de uma aeronave clandestina. Isso mostra a prontidão na rastreabilidade de tudo que está entrando no Brasil”, concluiu o oficial-general.

As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP) e em menos de 48 horas foi a segunda aeronave interceptada, uma delas no Estado de São Paulo.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções