Brasileiros de Wuhan, epicentro do coronavírus, desembarcam em Anápolis

Brasileiros de Wuhan, epicentro do coronavírus, desembarcam em Anápolis

COMPARTILHAR
Passageiros e tripulantes passam por primeiros exames em terra. (Foto:Minervino Júnior/Correio Braziliense)

Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), trazendo o grupo de 34 brasileiros, familiares, médicos e autoridades vindos de Wuhan, na China, pousaram na Base aérea de Anápolis, Goiás, por volta de 6h deste domingo (9). Horário de Brasília.

Os primeiros passageiros desembarcaram por volta de 6h28. Alguns desceram com bandeiras do Brasil. Nenhum deles apresentou sintomas. Antes da chegada, desde as 5h, cerca de 50 militares se posicionavam na pista para receber as aeronaves. Equipados com uma capa amarela e máscaras, a equipe foi responsável por desinfectar as aeronaves e materiais utilizados durante a viagem.

De acordo com o Tenente Coronel Brigadeiro do Ar, Marcelo Damasseno, neste primeiro momento a tripulação fará a checagem dos sintomas e será encaminhada aos aposentos no Hotel de Transição da Base Aérea de Anápolis. Eles devem descansar até a noite, e após o jantar receber as primeiras orientações de como serão os próximos 18 dias em quarentena no isolamento

“Nos entendemos que como é uma viagem longa, é um momento de acomodação do físico. Eles farão o primeiro exame, o chamado SUAB pela área médica em seus próprios aposentos. Após isso vão repousar, tentar ajustar o jetlag”, afirmou.

Fonte: Correio Braziliense