Centro de Inovação do Sesi MS vai participar de congresso brasileiro em Bonito

O Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul vai marcar presença na 12ª edição do Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, que será realizado, de 23 a 26 de outubro, no Centro de Convenções, em Bonito. No dia 23 de outubro, a equipe do Centro de Inovação do Sesi do Estado fará uma palestra com o tema “Uso de Tecnologias na Avaliação e Promoção da Atividade Física”, enquanto no dia 24 de outubro apresentará um artigo científico com o tema “Proposta de Triagem de Saúde e suas Contribuições no Ambiente Ocupacional”.

A palestra será apresentada pelo gerente de tecnologia e inovação do Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul, Ricardo Egídio dos Santos Júnior, que destacará o uso de tecnologias na avaliação e promoção da atividade física com foco no “Projeto Saúde em Forma”. “Esse projeto utiliza uma balança multifuncional para coletar dados como peso, altura, pressão arterial e correlacionar esses dados”, explicou.

Ricardo Egídio completa que, de forma autônoma, são coletados os dados para criar perfis de saúde das pessoas. “Assim, os profissionais não precisam concentrar seu trabalho na coleta dos dados, mas sim na análise deles e trabalhar preventivamente a saúde. Iremos demonstrar como a tecnologia pode impactar nessa área”, adiantou.

Já o artigo científico, que tem como tema “Proposta de Triagem de Saúde e suas Contribuições no Ambiente Ocupacional”, foi escrito a quatro mãos e é assinado por Ricardo Egídio e pela ergonomista do Sesi do Estado, Priscilla Santana Bueno, que fará a apresentação do estudo. O trabalho demonstra a atuação de um projeto piloto para análise de dados antropométricos de uma população trabalhadora com atividades sedentárias na postura sentada.

“As atividades sedentárias, principalmente as realizadas na postura sentada, apresentam alta prevalência de queixas osteomusculares associadas não somente a fatores ocupacionais como postura de trabalho, mas também a problemas de saúde como a obesidade que é uma doença crônica não transmissível de causa multifatorial sendo, portanto, necessária uma atuação preventiva”, destaca o gerente de tecnologia e inovação do Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho do Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, o Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde é considerado um dos maiores eventos da área no Brasil e será vitrine para o trabalho que é realizado pelo Centro de Inovação do Sesi do Estado.

“Participar de forma ativa do Congresso, que é nacional e que conta com a participação de instituições renomadas, é muito importante, principalmente porque iremos não só participar das discussões como também apresentar o artigo. É uma oportunidade de apresentar nosso trabalho e de fomentar novas parcerias e novos projetos”, ressaltou Ricardo Egídio.

O 12º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde tem como tema “Semeando a Atividade Física para o Futuro” e conta com renomados palestrantes nacionais e internacionais, que irão discutir assuntos específicos. A programação contará com workshop, palestras, conferências e mesas redondas para estimular a reflexão sobre o que se espera para a pesquisa científica na área, como se traduzirá na prática profissional e visa também induzir a interlocução entre a Educação Básica e o Ensino Superior, fomentando futuros pesquisadores e ativistas no campo da atividade física e saúde.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções