Centro de Inovação do Sesi usará reconhecimento facial para reduzir e prevenir acidentes em indústria

O uso do reconhecimento facial para prevenir e reduzir acidentes de trabalho já é realidade na indústria de Mato Grosso do Sul. A tecnologia está sendo desenvolvida pelo Centro de Inovação do Sesi com recursos do Edital de Inovação para a Indústria e será implantada na Inflex, que fabrica embalagens em Dourados.

O projeto é um exemplo do que o Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul pode fazer pelas indústrias em termos de inovação, transformando as relações do trabalho e a gestão dos negócios. “Gestores, principalmente da área de manutenção industrial, devem estar atentos às atividades que sua equipe realiza em ambientes de risco, pois todos os procedimentos realizados nessas áreas devem seguir uma série de normas de segurança do trabalho”, explicou o gerente de tecnologia em Saúde de Segurança do Trabalho do Centro de Inovação do Sesi, Ricardo Egídio.

“Com o uso desta tecnologia, gestores da empresa poderão receber alertas em dispositivos móveis em tempo real sobre esses ambientes de risco, evitando acessos não-permitidos de pessoas não capacitadas ou autorizadas, e gerando, ainda, indicadores de gestão, como o tempo de permanência dos colaboradores nesses ambientes”, exemplificou o coordenador de projetos de inovação do Centro de Inovação do Sesi, Adriano Macedo Silva. “A indústria transforma dados e informação através da tecnologia, reduzindo as chances de acidentes e potencializando a sua gestão”, acrescentou.

O supervisor de tecnologia da informação da Inflex, Fernando Eduardo de Lima, já vislumbra inúmeras outras possibilidades para a empresa com o projeto pensando pelo Centro de Inovação do Sesi. “Podemos aplica-lo para outras finalidades, como reconhecimento facial de colaboradores que têm acesso a empilhadeiras, e a outros ambientes restritos”, avaliou.

A Inflex viabilizou a elaboração do projeto por meio do Edital de Inovação da Indústria, iniciativa do Sesi e Senai que financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde. São financiados projetos de R$ 200 mil até R$ 1 milhão, destinado para o desenvolvimento dos projetos, com a participação das empresas selecionadas.

Centro de Inovação do Sesi

O Centro de Inovação faz parte de uma rede integrada de nove centros do Sesi, cada um voltado para um tema ligado ao bem-estar do trabalhador da indústria. Eles estão distribuídos por nove estados e atuam em rede para atender empresas de todo o Brasil.

Empresas de todos os portes podem adquirir e utilizar os serviços dos Centros de Inovação. O primeiro passo é relatar seu desafio e, uma vez identificado o que pode ser feito, o projeto é direcionado ao centro mais adequado.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a área de pesquisa é voltada para a gestão da saúde e segurança do trabalhador. Há também a possibilidade de adquirir as soluções já desenvolvidas, que ficam expostas na Plataforma Nacional de Soluções SESI, à disposição dos gestores das áreas de saúde e segurança do trabalho da indústria.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções