Cleir inaugura em Alcinópolis obra que exalta a fauna e flora do Cerrado

O município de Alcinópolis (MS), ganhou na segunda-feira (26) um espaço que –homenageia a fauna e flora do cerrado sul-mato-grossense. Projetado e executado pelo artista plástico Cleir, o Monumento Cerrado Brasileiro “Berço das Águas” está localizado na rotatória da saída para Costa Rica e apresenta a biodiversidade da fauna e flora do bioma cerrado, o qual a cidade está inserida.

O monumento conta com cinco esculturas, sendo uma anta, um tamanduá, um lobo guará, um cupim e um pé de ipê. Segundo o artista plástico, o trabalho foi uma oportunidade de exaltar o cerrado e, em especial, a importância da preservação.

“Nosso cerrado tem uma fauna e flora riquíssimas, porém, muitos animais estão em risco de extinção. Conhecer melhor a biodiversidade local é uma forma de mostrar a importância da preservação e do respeito à natureza”, avalia Cleir, que executou a obra em 90 dias.

De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente de Alcinópolis, Bruna Barbosa, o convite para que o artista executasse a obra surgiu devido seu histórico em retratar Mato Grosso do Sul em esculturas.

“Já conhecíamos alguns trabalhos do Cleir, mas o que mais nos chamou a atenção foram os detalhes e o realismo que o artista sabe retratar muito bem. Quando tomamos a decisão de que as esculturas seriam sobre a fauna e flora do Cerrado, pensamos no Cleir imediatamente”, explica a secretária, que reforça ainda o motivo da escolha dos animais representados. “Todos os animais representados no Monumento estão ameaçados de extinção e são facilmente encontrados atropelados na rodovia BR-359, portanto as esculturas também servem de alerta para a importância ambiental dessas espécies ao Cerrado”, detalha.

A escolha do Lobo Guará, também teve um motivo especial a mais, uma fêmea da espécie é avistada com regularidade em uma das Unidades de Conservação da cidade, fato o qual que a tornou espécie símbolo do Parque.

O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva explicou que agora a população de Alcinópolis tem a oportunidade de conhecer mais sobre a fauna e flora do Cerrado, além de ganhar um novo atrativo turístico que deixa a entrada da cidade ainda mais convidativa para os turistas que estão de passagem.

“Nossa cidade está ainda mais bonita para receber nossos visitantes e mais interessante para os munícipes. Nosso muito obrigado ao artista pela dedicação”, avaliou o prefeito. Além desta obra, Cleir está trabalhando na restauração dos painéis da Arara Vermelha e Papagaio Real do Edifício 26 de Agosto, em Campo Grande, obra executada em parceria com o Sicredi.

UNA Comunicação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções