Com 46 na fila de espera por leito de UTI, Dourados deve...

Com 46 na fila de espera por leito de UTI, Dourados deve enviar pacientes para Porto Velho

COMPARTILHAR
Transporte em aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Antônio Coca

Autoridades de saúde de Dourados analisam neste momento a transferência de pelo menos 10 pacientes que estão à espera de um leito de UTI por causa da Covid 19 para Porto Velho (RO). A transferência seria feita em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e como o aeroporto municipal Francisco de Mattos, está em reforma os pacientes seriam levados até o Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá embarcados para Rondônia.

O secretário de Saúde de Dourados, Edvan Marcelo confirmou que as tratativas estão acontecendo e que a equipe de médicos e especialistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisam analisar os casos daqueles que teriam condições de suportar o transporte devido as condições de saúde e as características do transporte aéreo devido a altitude.

Dourados tem 45 pessoas aguardando uma vaga em UTI e hoje foram abertos seis leitos no Hospital Universitário que foram imediatamente ocupados e para amanhã são esperadas a disponibilização de mais 4 leitos, mas com a demanda crescendo é preciso mais urgência na disponibilização destas vagas, disse Edvan.

As tratativas para a remoção dos pacientes para Porto Velho estão sendo feitas com a Secretaria Estadual de Saúde e há necessidade de que tudo seja definido o mais rápido possível para que o embarque destes pacientes aconteça ainda na noite desta quinta-feira ou na madrugada de sexta.