Com apoio do Centro Internacional de Negócios, indústria da Capital faz primeira exportação

A assessoria técnica em comércio exterior do CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) proporcionou que a indústria Erva-Mate Suprema, de Campo Grande, fizesse sua primeira exportação de erva para tereré para a Bolívia. O carregamento, com 780 caixas do produto, partiu no fim da tarde de ontem (21) com destino ao país vizinho.

A coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves, destaca que a realização da primeira exportação tem influência direta na ampliação dos mercados da exportação de uma empresa, pois facilitam a interação de empresários brasileiros com os mais diversos players internacionais.

“Com a realização dessa primeira venda, a empresa fica menos dependente do mercado brasileiro porque, agora, ela já está preparada para exportar para qualquer lugar. É lógico que irá ter as diferenças de um país para outro, mas o contexto geral é similar e será preciso apenas se adaptar. Se em algum momento a venda interna dele cair, ele consegue destinar a produção para o mercado externo porque já está preparado por meio da nossa consultoria”, disse.

Já a consultora de comércio exterior do CIN/MS, Andrea Afif, explica que atuar no mercado internacional exige preparação e estratégia e esse foi o trabalho desenvolvido com a Erva-Mate Suprema. “Nosso trabalho com a Suprema iniciou com a parte burocrática, documental e o registro do produto na Bolívia. Em seguida, a parte operacional, ou seja, olhar a produção, alinhar a embalagem, rótulo, formação de preço. Tudo para viabilizar a exportação do lado brasileiro e boliviano”, detalhou.

Para o empresário Evandro José Lahr, proprietário da Erva-Mate Suprema, a consultoria do CIN/MS foi fundamental para que sua empresa pudesse empreender no mercado internacional boliviano. “Em tudo que precisamos somos atendidos e as dúvidas esclarecidas. Estou bem contente. Sinto segurança para fazer a exportação. Só tenho o que agradecer pelo apoio do CIN nesse processo”, declarou.

Essa primeira exportação possibilitou a preparação da Erva-Mate Suprema para uma atuação sólida no mercado exterior. “Temos a expectativa de vender, por mês, cinco mil caixas de erva de tereré para a Bolívia. E também estamos trabalhando no desenvolvimento de produtos específicos para atender o paladar boliviano”, adiantou Evandro Lahr.

Apoiar as empresas nesse processo de exportação, oferecendo um leque de serviços é a missão do CIN/MS, que disponibiliza desde a parte burocrática e de tributação até às ações de prospecção de mercados, identificação de clientes, formatação de preço do produto, cursos em comércio exterior, consultoria para viabilizar a venda da mercadoria.

Conforme Nathália Alves, a assessoria técnica do CIN/MS torna o processo de comércio exterior mais tranquilo, seguro e até mais ágil. “Porque a gente já conhece os caminhos, já sabe o que é que tem que fazer, como fazer, o time do negócio. Com o nosso apoio, o processo fica menos penoso para o cliente porque a exportação é uma novidade dentro de uma empresa e, geralmente, está dedicada ao seu core business, então, o empreendimento precisa ter um profissional capacitado de uma assessoria para poder ajudar na abertura desse novo mercado”, conclui.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções