Com saldo positivo em postos de trabalho, indústria de MS já soma 127,3 mil trabalhadores

O setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, obteve, no período de janeiro a outubro deste ano, saldo positivo de 2.867 novos postos de trabalho, o que eleva para 127.319 o número de trabalhadores empregados com carteira assinada até o momento, conforme aponta levantamento realizado pelo Radar Industrial da Fiems.

Na prática, o montante é 2,3% superior aos 124.452 trabalhadores do setor em 2018 e 5,82% maior que os 120.320 de 2017, demonstrando que as contratações feitas pela indústria estadual estão em expansão nos últimos três anos. Conforme o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, atualmente, a atividade industrial responde por 19,2% de todo o emprego formal existente no Estado.

“A indústria fica atrás dos setores de serviços, que emprega 198.014 trabalhadores e tem participação equivalente a 29,8%, da administração pública, que emprega 141.581 trabalhadores e responde 21,3% de todo o emprego formal existente no Estado, e comércio, com 128.456 empregados ou 19,3% da massa trabalhadora sul-mato-grossense”, acrescentou o economista.

Detalhamento

Segundo os dados disponibilizados pelo Radar Industrial da Fiems, o saldo positivo obtido no período de dez meses deste ano é resultado de 50.469 contratações e 47.602 demissões. Os maiores saldos no ano são das indústrias de alimentos e bebidas, da construção, do papel, papelão, editorial e gráfica, de produtos minerais não-metálicos, extrativa mineral, metalúrgica e química.

Nos últimos 12 meses, o setor tem saldo positivo 442 postos de trabalho, resultante de 57.661 contratações e 57.219 demissões. Os maiores saldos nos últimos 12 meses são das indústrias de alimentos e bebidas, de papel, papelão, editorial e gráfica, extrativa mineral e metalúrgica.

Em Mato Grosso do Sul, nos dez primeiros meses deste ano, 126 atividades industriais apresentaram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 5.287 vagas. Os destaques vão para abate de suínos, aves e outros pequenos animais, abate de reses, exceto suínos, fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel e serviços especializados para construção não especificados anteriormente.

Em relação aos municípios, constata-se que em 50 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a outubro de 2019, proporcionando a abertura de 4.140 vagas. Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 60 vagas destacam-se Campo Grande, Dourados, Naviraí, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Sidrolândia, Coxim, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Iguatemi, Três Lagoas, Paraíso das Águas, Nova Andradina, Rochedo e Vicentina.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções