Começou a operação Internacional Nova Aliança XXV em Pedro Juan Caballero

Começou a operação Internacional Nova Aliança XXV em Pedro Juan Caballero

COMPARTILHAR
Operação conjunta com Polícia Federal do Brasil. (Divulgação)

Antônio Coca

A SENAD, em coordenação com o Ministério Público, a FTC e com o apoio de helicópteros da Polícia Federal do Brasil, iniciou uma nova operação para erradicar plantações e centros de produção do narcotráfico nas montanhas localizadas na área de Pedro, Juan Caballero.

Há uma semana terminou uma operação semelhante que durou 15 dias na zona de Capitão Bado. Com o objetivo de afetar significativamente as finanças do narcotráfico, outro importante contingente operacional foi estabelecido na capital Amambay para realizar constantes incursões.

Desembarque nos locais de produção.

É o quarto dia consecutivo da ação operacional. Durante esses dias, foram feitas buscas nas áreas conhecidas como Itapopo e María Auxiliadora. Com isso, 160 hectares de plantações de maconha foram erradicados. Assim, foram detectados e destruídos 28 Acampamentos de Narcóticos, onde foram recolhidas 3,8 Toneladas de maconha pronta, 50 quilos de maconha prensada e diversos implementos usados nos processos de cultivo e recolha de drogas.

Com base no rendimento médio por hectare de maconha cultivado, calcula-se que a operação já retirou de circulação 483 Toneladas de maconha nos primeiros dias. O valor econômico desta quantia aproxima dos 14,5 milhões de dólares em território nacional.

Corte e incineração.