Comemorado hoje no Brasil o Dia do Radioamador

Comemorado hoje no Brasil o Dia do Radioamador

COMPARTILHAR

Nessa segunda-feira 5 de novembro é comemorado no Brasil o Dia do Radioamador. A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas, isoladas ou locais e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.

O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.

Origem do Dia do Radioamador

O Dia do Radioamador é comemorado nessa data em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.

No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro. Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem a fundação da IARU – International Amateur Radio Union.