Concurso MPU: criação da Polícia do MP será protocolada no dia 12

O pedido de regulamentação da Polícia do Ministério Público da União será protocolado na próxima sexta-feira, 12. A informação é do coordenador-geral da Associação dos agentes de segurança institucional do MPU (AGEMPU), Laércio Bernardes e foi passada à Folha Dirigida.

O objetivo é reconhecer a natureza policial dos agentes de segurança do órgão. De modo a mudar a nomenclatura para Policial do MP. A solicitação será protocolada no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com Laércio Bernardes, que lidera o movimento, o pedido deve tramitar de cinco a sete meses no CNMP. De forma que a aprovação ocorra apenas no segundo semestre de 2021. Segundo informado pelos servidores, o agente de segurança institucional desempenha mais de 30 atribuições, grande parte de natureza policial. Muitas funções atribuídas a esses profissionais são desempenhadas por policiais legislativos, militares, civis e federais.

Para o coordenador geral da AGEMPU, a criação da Polícia do Ministério Público trará mais economia para o órgão federal. “O principal ganho é a questão da economicidade. Atualmente, para o órgão capacitar seus agentes é necessário ter convênio com órgãos da polícia. Se a gente tiver nosso próprio corpo policial, haverá economia para o órgão na capacitação”.

Em caso de aprovação pelo CNPM, será possível realizar um novo concurso MPU para policiais. Atualmente, a carreira de técnico de segurança e transporte exige o ensino médio completo. O que requisito deve ser mantido com a criação da Polícia do MP. Caso a regulamentação da Polícia do MPU seja aprovada, os Ministérios Públicos Estaduais também poderão criar suas próprias carreiras de segurança e abrir concursos.

Fonte: Folha Cursos

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções