Confirmado no Amazonas o sétimo caso de Doença de Chagas a partir...

Confirmado no Amazonas o sétimo caso de Doença de Chagas a partir do suco de Açaí

COMPARTILHAR

Agência Brasil

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou um novo caso de Doença de Chagas Aguda de Transmissão Oral em Uarini. Com esta confirmação, o número de pessoas que adquiriram a doença por ingestão de alimento contaminado chega a sete, na cidade que fica a mais de 550 quilômetros da capital Manaus.

Trata-se de uma mulher de 36 anos, do município de Tefé. Ela esteve em Uarini, entre 2 e 28 de maio deste ano. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a mulher relatou o consumo de açaí.

São esperados os resultados de outros 40 exames realizados a partir de amostras de sangue. O parasita Trypanosoma cruzi é o principal transmissor da doença, principalmente na hora da compra, preparação, conservação e consumo de alimentos. No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença se dá por meio de ingestão de suco de açaí contaminado.

Entre os sintomas estão febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e do baço.