Decisão sobre habeas corpus de Lula reflete em outros condenados na Lava Jato

Após a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu medida impedindo a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva até que o julgamento de seu habeas corpus seja concluído pela corte, a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, afirmou que está confiante de que, em 4 de abril, os ministros do STF vão manter a possibilidade de prisão após a condenação em segunda instância.

O líder do Democratas (DEM) na Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Garcia, também avaliou que a decisão vai refletir em outros condenados pela Operação Lava Jato. Wadih Damous, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e deputado federal pelo PT, acompanhou o julgamento e conversou com a imprensa após o resultado. Ele foi cauteloso ao comentar o futuro do ex-presidente Lula.

A decisão desta quinta-feira (22) não impede que o Tribunal Regional de Justiça da 4ª Região, em Porto Alegre, faça, na próxima segunda-feira (26), o julgamento do embargo declaratório protocolado pela defesa do ex-presidente Lula. O embargo questiona a decisão do TRF-4 proferida no final de janeiro, confirmando a condenação de Lula na ação penal envolvendo o triplex no Guarujá e aumentando a pena para 12 anos e um mês de prisão.

No entanto, se esta decisão for mantida de forma unânime pelos desembargadores da segunda instância, a ordem para que Lula comece a cumprir a pena não poderá ser expedida até pelo menos 4 de abril, quando será retomado pelo Supremo o julgamento do habeas corpus.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções