Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil participa na África de Curso de Combate à Corrupção

O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adriano Garcia Geraldo, participa em Gaborone, Botswana, na África, do Curso de Combate à Corrupção e Recuperação de Ativos, promovido pelo Governo dos Estados Unidos.

O curso que conta também com as participações de representantes da Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo, trata o funcionamento do sistema internacional de combate à lavagem de dinheiro. Os policiais foram selecionados pelas Embaixadas Americanas instaladas em diversos países, sendo que da América do Sul apenas o Brasil foi convidado.

A capacitação que segue até sexta-feira (12), apresenta um panorama sobre a construção de mecanismos, dispositivos e ações, em nível internacional, para o combate à lavagem de dinheiro. Para o Delegado-Geral Adjunto, o Brasil por meio das polícias judiciárias, vem instituindo mecanismos processuais avançados que possibilitam a descapitalização das organizações criminosas e a denúncia de lavagem de dinheiro a partir de indícios do crime antecedente, o que otimiza investigações e as torna mais eficazes.

Avanços

Entre os avanços no combate à corrupção e recuperação de ativos estão a Convenção de Mérida de 2003, que estabeleceu diretrizes de combate à corrupção no seio das Nações Unidas, e o Grupo de Atuação Financeira Internacional (Gafi), que estabeleceu 40 recomendações adotadas por 180 países. Entre elas, estão a tipificação de lavagem de dinheiro, a adoção de medidas preventivas – como o congelamento e perdimento de bens – e a criação de uma unidade de inteligência financeira.

Desde 2003, o Brasil conta com uma rede interinstitucional, criada pelo Ministério da Justiça, na qual são pensadas e colocadas em prática ações programáticas para uma atuação sistêmica contra a lavagem de dinheiro. Em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil inaugurou em 2014 o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/PCMS), através de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado.

O objetivo do Laboratório de Tecnologia sul-mato-grossense é fazer uso de soluções de análise tecnológica de grandes volumes de informações e das melhores práticas em hardware, software, unidos a adequação de perfis profissionais para fazer frente aos crimes de lavagem de dinheiro.

Desde sua criação, o LAB-LD/PCMS vem atuando em diversos casos reais e específicos de lavagem de dinheiro, assessorando investigações policiais de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, contando com profissionais especializados em tecnologia e análise no apontamento de indícios de ilicitude no que tange o crime de lavagem de dinheiro.

Com Assessoria PCMS

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções