Diretor da Fiems participa de reunião para discutir a erradicação da febre aftosa

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o diretor da Federação e presidente do Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul), Sérgio Capucci, participou de uma reunião nesta quinta-feira (16) que discutiu o plano de ação do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA.

Sérgio Capucci ressaltou a importância de uma das propostas para enfrentar os desafios de erradicar a febre aftosa em Mato Grosso do Sul: a criação de um modelo de fundo privado de sanidade animal e vegetal. “Em se tratando de um Estado em que a economia básica é agricultura e pecuária é muito importante nos mobilizarmos porque uma parte significativa das industrias depende da sanidade animal. Com certeza, a Fiems com o apoio industrial irá colaborar para a construção desse fundo privado”, afirmou Sérgio Capucci.

O encontro, realizado na Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), contou com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva de carnes de Mato Grosso do Sul. Além da Fiems, estiveram presentes a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária MS), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O secretário Jaime Verruck avaliou como produtiva a primeira reunião e destacou que a erradicação da febre aftosa é essencial para o desenvolvimento do Estado. “É fundamental para a estruturação da cadeia produtiva industrial do Estado. Discutimos hoje o que está sendo feito para a construção de um modelo de fundo privado para a erradicação da febre aftosa”.

O secretário concluiu que as instituições sinalizaram sua contribuição para o projeto. “O Ministério da Agricultura já sinalizou que está realizando uma avaliação de todos os fundos existentes no país e cada instituição ficou com a incumbência de repassar sugestões de como seria a estruturação desse fundo: seria só um fundo emergencial ou também para ações de educação profissional”.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções