Em aula online, alunos da Escola do Sesi de Corumbá constroem modelo atômico

Em continuidade às aulas online adotadas devido ao avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá construíram um modelo atômico utilizando materiais disponíveis em casa ou recicláveis.

O objetivo da atividade era auxiliar os alunos na construção, visualização e aplicação dos conhecimentos que envolvessem a teoria atômica fazendo uso da confecção dos modelos atômicos. Por isso, eles tiveram de construir um modelo atômico, descrevendo suas principais características assimilados nas aulas, aplicabilidade com variados materiais.

Quando falamos de átomo, logo nos vêm à mente os diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Os filósofos gregos primeiramente propuseram a ideia de que a matéria era formada de partículas bem pequenas e que essas partículas eram indivisíveis.

Essas partículas foram denominadas de átomos e, após a explicação sobre o conteúdo via web, a professora Flórence Cristina, que leciona as disciplinas de Ciências da Natureza e Química, desafiou os alunos a construírem modelos atômicos.

Devido ao atual contexto provocado pela pandemia, os modelos deveriam ser elaborados com materiais recicláveis ou materiais que fossem encontrados no âmbito domiciliar. A atividade foi proposta com intuito de aguçar a imaginação e criatividade dos estudantes.

“A proposta do trabalho foi muito interessante, pois nos possibilitou a ampliação dos nossos conhecimentos. Elaborar um átomo sensorial me ajudou a compreender como exatamente um átomo é formado”, declarou a aluna Maria Eduarda Barboza Arruda.

Já o colega Thiago Moser acrescenta que, no início, a proposta foi um grande desafio, pois ele estava com dificuldades em pensar como poderia realizá-la. “Depois de realizar várias pesquisas, acabei reproduzindo um átomo sensorial do modelo de Thomson, utilizando pedaços de papelão e metade de uma garrafa pet”, relatou.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções