Em live para acadêmicos, IEL explica lei do estágio e dá dicas para entrevista online

O IEL participou mais uma vez da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul), evento realizado anualmente e que este ano foi feito de forma totalmente online devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta edição, o superintendente José Fernando do Amaral contou sobre sua trajetória profissional, enquanto a coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio Rosângela Ramos explicou aos participantes sobre a Lei do Estágio e deu dicas para a entrevista online.

Segundo o superintendente do IEL, o evento possibilitou responder as diversas perguntas que surgiram nos chats. “Foi muito legal participarmos de forma online e interativa com os acadêmicos. Contei para eles como começou minha carreira profissional, que sempre esteve ligada ao mercado financeiro, e a importância de estar atento às boas oportunidades e saber agarrá-las. Nesse cenário, o estágio é fundamental e porta de entrada para o mercado e saber se dedicar é fundamental”, afirmou.

Já a coordenadora da área de desenvolvimento profissional e estágio do IEL ressaltou que o estágio é o primeiro contato do estudante com mercado de trabalho e esse pode abrir portas para um futuro brilhante, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos estudantes e possibilitando colocar em prática o que se aprende em sala de aula. “De acordo com a legislação, estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular”, explicou.
Ela ainda orientou os estudantes sobre a importância de conhecer a Lei do Estágio nº 11.788, de 5 de setembro de 2008, e suas regras. “É importante conhecer a lei toda, mas há alguns pontos fundamentais, como os requisitos para iniciar o estágio, tipos de estágio, quem pode contratar, quem pode estagiar, direitos do estagiário, duração do estágio e as vantagens de participar de um programa de estágio”, detalhou.

Além de esclarecer a legislação, Rosângela Ramos também apresentou dicas para as entrevistas online serem um sucesso e o estudante conseguir a tão sonhada vaga de estágio. “Ao todo, são sete tópicos que devem receber o máximo de atenção possível. Escolha um lugar apropriado para entrevista, teste sua conexão, tenha pontualidade sempre, não descuide da aparência, siga as normas de etiqueta, evite distrações e não se descuide do básico”, completou.

Na avaliação do chefe de divisão de desenvolvimento profissional e egressos da UFMS, Fernando Delapria, a participação do IEL na Semana de Desenvolvimento Profissional 2020 abordou temas de interesse dos acadêmicos e a palestra teve um público de 309 pessoas. “Os participantes interagiram com várias perguntas e a palestra trouxe muitos conhecimentos enriquecedores e que vão contribuir com a vida profissional desses acadêmicos”, finalizou.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções