Empresário de transportes é preso no RS por locaute na greve dos caminhoneiros

Saiu no Rio Grande do Sul a primeira prisão por locaute — boicote empresarial — durante a greve dos caminhoneiros. A Polícia Federal (PF) prendeu um empresário da área de transportes que teria ajudado de forma ativa a organizar a paralisação de motoristas de caminhão que completa 11 dias nesta quinta-feira (31).

A Polícia Federal não divulgou o nome do empresário nem da empresa que ele dirige. A Rádio GaúchaZH apurou, no entanto, que se trata de Vinicius Pellenz, dirigente da Irapuru Transportes Ltda., cuja sede fica em Caxias do Sul. Ele teve a prisão temporária – que dura cinco dias e pode ser prorrogada por mais cinco dias – decretada pela Justiça Federal.

O transportador teria papel decisivo em bloqueios de caminhões realizados na RS-122, na RS-452 e na BR-116, na região dos municípios de Bom Princípio, Feliz e Vila Cristina. Mais de 60 policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão na sede da empresa, em Caxias do Sul, e em postos de combustíveis e imóveis de Vale Real.

O empresário foi preso em um condomínio de luxo em Xangri-lá. O inquérito foi instaurado quarta-feira (30), a partir de denúncias recebidas e análise de informações empresariais. A investigação apontou que o empresário estaria ameaçando caminhoneiros para que não realizassem transporte de cargas. Ele também teria obrigado motoristas a desembarcar dos seus caminhões e abandonar os veículos em postos de gasolina.

A PF chamou a Operação de Unlocked (desbloqueado, em inglês). O empresário é investigado por atentado contra a liberdade de trabalho (Artigo 197 do Código Penal) e associação criminosa (Artigo 288 do CP). O preso foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções