Escolas do Sesi ganham ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de...

Escolas do Sesi ganham ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

COMPARTILHAR

Os alunos das escolas do Sesi em Maracaju e Naviraí conquistaram quatro medalhas na edição deste ano da Olimpíada Nacional de Ciências, a ONC 2019. Trata-se dos estudantes Igor Guissani Bruno, medalha de ouro, Henrique Leite de Oliveira, medalha de prata, Vitor Madeira Lourençone, medalha de bronze, e Isabella Pedroso da Silva, que também obteve medalha de bronze.

Os alunos Igor e Vitor são da Escola do Sesi de Naviraí, enquanto Henrique e Isabella são da Escola do Sesi de Maracaju. Com a participação de estudantes de todo o Brasil, a ONC 2019 conta com estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental, tanto da rede pública, quanto na privada.

O objetivo é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências, bem como aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições dos ensinos Médio e Fundamental. Além disso, a competição identifica talentos para as ciências e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas, proporcionando desafios aos alunos para aprimorar suas formações.

Segundo o medalhista de ouro na ONC 2019, Igor Guissani Bruno, participar da competição foi um prazer. “Felizmente consegui ser medalhista de ouro e consegui representar bem a Escola do Sesi de Naviraí. Eu gostaria de agradecer a toda a equipe do colégio, em especial, aos professores, pois sem o empenho deles eu não teria conseguido nada”, reforçou.

Já o aluno Henrique Leite de Oliveira, que conquistou a medalha de prata, informa que ficou extremamente contente com o 2º lugar. “Confesso que estou surpreso até agora. Sou muito grato aos meus professores e à equipe da Escola do Sesi de Maracaju, que me capacitou e ensinou da melhor forma possível. Sem eles eu não teria conseguido”, disse.

Na avaliação da aluna Isabella Pedroso da Silva, que ficou a medalha de bronze, a conquista é um momento ímpar. “Estou bem feliz porque me esforcei muito e obtive um resultado. Agradeço à Escola do Sesi de Maracaju por ter me proporcionado essa oportunidade de experiência”, declarou.

Professores

Para a diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, participar da Olímpiada Nacional de Ciências foi enriquecedor. “Ser premiado é resultado de um grande trabalho que vem sendo feito com os alunos, utilizando as metodologias e os diferenciais que só as escolas do Sesi têm. Na verdade, isso vai se tornar cada vez mais uma realidade porque a instituição disponibiliza uma escola diferenciada e tem formado alunos diferenciados. O mais importante é saber que tudo aquilo que a gente faz está dando resultado”, pontuou.

A professora Jóice Justino Baptista, que leciona a disciplina de Química na Escola do Sesi de Maracajau, comentou que Henrique e Isabela são alunos que demonstram empenho e dedicação nos estudos. “Fico imensamente feliz em saber que, devido a esse empenho, estão sendo destaque e não somente na Escola do Sesi de Maracaju, mas em nível nacional. É muito gratificante saber que nós professores podemos contribuir para a conquista dessas medalhas da ONC 2019 e continuo aqui torcendo para comemorar novas conquistas”, ressaltou.

A professora Márcia Sorrilha Rodrigues, que leciona a disciplina de Biologia na Escola do Sesi de Maracaju, acredita que as premiações são resultado de uma série de fatores que juntos contribuem para a formação educacional dos alunos. “Diante desta conquista reforçamos o quão importante a educação é na vida dos nossos jovens, a participação da família na escola e o trabalho que toda a equipe pedagógica da escola Sesi de Maracaju vem realizando. Me sinto extremamente orgulhosa por esta conquista dos alunos Henrique e Isabela, é a primeira de muitas que estão por vir na vida deles”, enumerou.

A competição

A ONC faz parte do Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: SBF (Sociedade Brasileira de Física); ABQ (Associação Brasileira de Química); Instituto Butantan e Sociedade Astronômica Brasileira. A competição é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à sociedade.

A premiação oficial da ONC 2019 está marcada para o próximo dia 28 de novembro, às 18h30, na USP, em São Paulo (SP). A entrega será na capital do Estado de São Paulo por ser a Unidade da Federação que teve o maior número de alunos premiados, conforme determina o regulamento. Conforme os organizadores da Olimpíada Nacional de Ciências, os estudantes que não puderem comparecer poderão retirar os certificados após a cerimônia de premiação no site oficial pelo link https://certificados.onciencias.org/.