Estado avançado de decomposição de corpos dificulta buscas em Brumadinho

Onze dias depois do rompimento da Barragem da Vale na Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), o Corpo de Bombeiros admitiu oficialmente, pela primeira vez, que nem todos os desaparecidos devem ser encontrados em meio ao mar de lama, de onde já foram resgatados corpos de 134 pessoas. Ainda há 199 vítimas desaparecidas.

Segundo os bombeiros, a quantidade de rejeitos e o estágio de decomposição dos corpos, de agora em diante, vão dificultar a recuperação de restos mortais. A possibilidade de a operação ser encerrada sem o resgate de todos os corpos aumenta a angústia de quem espera pelo menos ter o direito de sepultar familiares e amigos.

“Do ponto de vista técnico, chega um ponto em que essa recuperação não é possível (do total de corpos). É justamente por isso que montamos uma operação desse tamanho, para que a gente consiga recuperar o maior número possível. Mas, pela questão biológica, é possível que alguns corpos não sejam recuperados”, disse o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Ele explicou que os militares trabalham sempre com a possibilidade de achar alguém com vida, mas em virtude dos protocolos da corporação e da literatura associada a esse tipo de desastre, passadas 120 horas após o evento, e também diante da característica da lama, a probabilidade de encontrar sobreviventes é matematicamente próxima de zero.

“Os bombeiros são verdadeiros heróis, mas vão ficar muitas pessoas enterradas nessa lama. Isso traz uma dor ainda maior para os familiares”, disse Alcir Carlos dos Santos, de 40 anos, que tem dois primos desaparecidos. “Poder enterrar o familiar é a mesma coisa que retirar mil quilos das costas. Pelo menos a pessoa teve um enterro digno e descansou”, acrescentou ele, que também teve a experiência de enterrar uma ex-mulher, resgatada do mar de rejeitos. “O problema é você ficar a vida inteira lembrando da pessoa dentro do barro”.

Na segunda-feira (4), a chuva que caiu pela manhã em Brumadinho dificultou o trabalho dos bombeiros na chamada zona quente, onde se concentram as buscas. No local onde ficava um vestiário na área administrativa da Vale, foram retirados três corpos.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções