Estado e União amargam prejuízo por conta de ação abortada pelo STF

O Estado e a União amargaram na manhã desta segunda-feira (9), incalculável prejuízo financeiro com a decisão de última hora por parte do Supremo Tribunal Federal suspendendo a reintegração de posse de uma área ocupada por indígenas na cidade de Caarapó. Um grande contingente de policiais federais e estaduais, dezenas de viaturas como caminhões, ônibus e até aeronave foram deslocadas de vários pontos, inclusive Campo Grande, levando centenas de policiais e serventuários da Justiça para cumprimento da sentença anterior, que era a desocupação da área.

Parte do efetivo já estava no local, outro tanto no entorno e o restante se aproximando até então para acompanhar a saída das pessoas esperada a princípio como pacífica. No andamento da operação em si e negociações no local, todos receberam a ordem expedida pela ministra Cármem Lúcia determinando a suspensão do despelo ou desocupação.

Sinais de que a desocupação poderia não ser pacífica surgiram ainda na madrugada quando indígenas bloquearam a estrada que dá acesso ao local. Paralelamente uma comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados se mantinha na região em conversa com os indígenas.

Já na semana passada o delegado encarregado do cumprimento da ordem havia dito que estava havendo dificuldades de negociação com a comunidade e que embora esperada uma saída pacifica, havia resistência. O temor das autoridades era que fosse repetido o que aconteceu há cerca de dois anos quando um índio morreu, outros ficaram feridos e policiais foram desarmados, espancados e feitos reféns em meio a confronto com produtores rurais e seguranças dentro da área ocupada.

Com a contra ordem, equipes ainda estão nas estradas retornando à suas bases

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções