Evento Sobre Saúde Mental reúne mais de 500 alunos da UCP

Evento Sobre Saúde Mental reúne mais de 500 alunos da UCP

COMPARTILHAR
Várias dinâmicas de grupos foram realizadas durante o evento que lotou o plenário. (Foto: Divulgação)

Antônio Coca

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças, pois de acordo com os estudos realizados, só é possível ter saúde quando há completo bem-estar físico, mental e social.

Mas um dos fatores que mais vem preocupando os especialistas da (OPAS/MS) são os diversos fatores da chamada “vida moderna”, que podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos e o estresse causados pelo excesso de estudado e competição cada vez maior entre os indivíduos em busca de sucesso e reconhecimento.

Para promover o Dia Mundial da Saúde Mental, a Universidad Central de Paraguay (UCP), promoveu nesta quinta-feira (10) uma série de palestras, debates e jogos interativos onde os acadêmicos participaram ativamente e conheceram a necessidade do fortalecimentos mental no dia-a-dia com atividades que ajudam a minimizar o estresse diário dentro do mundo acadêmico e social.

As palestras foram ministradas polo médico Hugo Masuchia, pelas professoras Tassia Brito e Jéssica Luiz e também pelos técnicos de Educação Básica da Diretoria de Educação de Amambay Mirta Alvarez e Fábio Escobar. Para a realização dos jogos interativos, o apoio da Sra. Mirta Alvarez e do Sr. Fabio Escobar, Técnicos de Educação Básica da Diretoria Departamental de Educação.

O diretor geral da UCP, Karlos Bernardo disse que a instituição tem se destacado das demais justamente pela preocupação com o bem-estar dos universitários, professores, colaboradores e todos que de uma forma ou de outra estão envolvidos no processo educacional e formação acadêmica. “Isso que fizemos aqui faz parte da nossa filosofia e com os nossos projetos de extensão tem chegado até as comunidades de várias cidades do interior do Paraguai, através do Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa em conjunto com o Departamento Acadêmico.