Ex-Diretor-Geral da Polícia recebe carteira e integra novamente quadros da OAB/MS

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche recebeu, nesta segunda-feira (26), em solenidade de entrega de carteira, o ex-Diretor-Geral da Polícia Civil Marcelo Vargas. Após 31 anos de corporação, ele retorna à advocacia.

Marcelo Vargas Lopes se aposentou em fevereiro deste ano e agora integra novamente os quadros da OAB/MS. Ele recebeu carteira com mais três advogadas e dois estagiários. Mansour recebeu os novos compromissados com o Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Luís Claudio Alves Bito Pereira; o Diretor-Tesoureiro da CAAMS César Palumbo; a Vice-Presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas Katia Paiva; e o Delegado de Polícia Wilton Vilas Boas de Paula.

Na cerimônia, o Presidente da OAB/MS frisou que a advocacia é o início e o fim. ”O Direito traz um leque de oportunidades. Muitos pegam a carteira e partem para outras carreiras, na Polícia, como Marcelo Vargas. Já foi inscrito aqui, honrou sua atividade na Polícia Civil até o último minuto, chegando a Diretor-Geral, e agora volta à Ordem dos Advogados do Brasil. Vocês também iniciam hoje um novo ciclo. A advocacia é querer fazer o bem, a justiça, é ajudar as pessoas”.

Mansour parabenizou todos pela conquista e destacou o papel da OAB/MS. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem duas funções: fazer a defesa da sociedade e da advocacia, dar assessoramento e garantir as prerrogativas, conjunto de instrumentos para assegurar contraditório e ampla defesa. Essa defesa é diária, por isso, a OAB é obra inacabada. Essa casa é construída a muitas mãos. Todo mundo põe um tijolinho nessa construção. Então, sejam muito bem-vindos à Casa da Cidadania. Quero desejar muita felicidade e uma carreira exitosa na advocacia e para a sociedade”.

Terminou seu discurso convidando os advogados (as) a participarem das Comissões e do Complexo. “Contem sempre com a OAB, CAAMS e ESA/MS. Aqui temos toda uma infraestrutura para vocês, biblioteca, planos de saúde, livraria, gabinete odontológico, farmácia, escritórios compartilhados, redes conveniadas, entre outros, além de uma infinidade de Comissões debatendo diversos assuntos”.

Na ocasião, Bito Pereira falou sobre a advocacia como uma luta de paixões e de fé. “Nós somos a última trincheira do direito à defesa e à liberdade. Durante toda vida vai bater ao lado do seu peito um novo coração, do seu cliente, daquele que te procura e entrega em suas mãos a sua vida. Por isso, a advocacia é uma profissão de fé, daquele que não se cansa e não acredita em obstáculos.

Evidentemente, vivemos um momento difícil, mas que não impossibilita o crescimento porque, sobretudo, nos momentos de crise a advocacia prospera porque sempre há alguém precisando de defesa”. Ele terminou parafraseando o poeta Fernando Pessoa: “Ir ao mar, às vezes, é desafiador, mas lá você encontra o brilho das estrelas que não encontra em terra firme”.

Tesoureiro da CAAMS César Palumbo deu as boas-vindas aos profissionais e se colocou à disposição de todos.
Kátia Paiva, após entregar a carteira de estagiário ao marido, deixou mensagem de união aos novos advogados. “Usufruam da OAB e participem das Comissões, para debater e conhecer outras pessoas e fazer uma rede de amigos e parceiros. Sejam bem-vindos porque aqui vocês têm ajuda e apoio na carreira”.

Marcelo Vargas falou em nome da turma agradecendo a recepção no retorno à OAB/MS. “Em 1990, eu fiz concurso público para Delegado de Polícia e pedi o afastamento da Ordem. Mas, a gente nunca se afasta do Direito. Nos últimos quatro anos da minha carreira, como Delegado-Geral, que coincide com o mandato do Mansour à frente da OAB/MS, conseguimos aproximar muito a Polícia Civil da OAB. Melhoramos a relação institucional, como com a Comissão de Prerrogativas, abrimos salas e minimizamos as reclamações dos advogados. Fico muito feliz de retornar à essa Casa, para juntos seguirmos em prol da justiça”.

Receberam também carteira nesta segunda as Advogadas Anna Luiza Santos Lacerda de Barros, Elisa Regina Mujol da Silva, Gabriela Lemes Zerial e os Estagiários Ciro Alberto de Godoi e Guilherme Pinheiro de Vasconcellos Dias.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções