Ex-premiê do Japão Shinzo Abe é baleado em Nara

Ex-premiê do Japão Shinzo Abe é baleado em Nara

COMPARTILHAR

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, foi baleado enquanto fazia um discurso, na cidade de Nara, no oeste do país, segundo a TV estatal japonesa NHK. A princípio, pensou-se que Abe havia apenas desmaiado, mas testemunhas relataram ter ouvido tiros pouco antes de ele cair no chão.

Um suspeito, identificado pela polícia como Tetsuya Yamagami, morador de Nara, de 41 anos, foi detido. Ele é um ex-integrante da Marinha do Japão, onde serviu por três anos, até 2005. A suposta arma do crime – uma espingarda caseira – foi apreendida.

De acordo com a rádio NHK, o homem disse à polícia que estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e pretendia matá-lo. Abe fazia um discurso de campanha para a eleição de um candidato do Partido Liberal Democrático. Ele foi levado de helicóptero para o Hospital Universitário de Nara, em “estado de parada cardiorrespiratória”.

De acordo com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, o estado de saúde de Abe é crítico. “É um ato desprezível e totalmente inaceitável, que ocorreu durante um período eleitoral, que é a base da democracia. Condeno o ato nos termos mais fortes possíveis”, declarou Kishida.