Fachin autoriza abertura de inquérito contra políticos do MDB

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a abertura de inquérito contra políticos do MDB no Senado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer investigar a doação de R$ 40 milhões, pelo frigorífico JBS, ao partido.

As investigações devem envolver os senadores emedebistas Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, Eunício Oliveira, Eduardo Braga, Edison Lobão, Valdir Raupp, Roberto Requião, e o ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.

O pedido de abertura de investigação foi feito pela PGR, que se baseou nos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Transpetro, subsidiária da Petrobras, Sérgio Machado, e do executivo do grupo J&F Ricardo Saud.
Em um depoimento, Sérgio Machado disse que foi o PT quem pediu ao grupo JBS que fizesse as doações ao MDB.

Em nota, o MDB repudiou o que chamou de mais uma tentativa de criminalização da política, pediu rapidez na conclusão do inquérito e disse que, ao final, a verdade será restabelecida. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, classificou de falsa e caluniosa a afirmação dos delatores, e disse que nunca recebeu doações de Sérgio Machado ou do PT.

O senador Renan Calheiros negou o recebimento de caixa 2 ou vantagens indevidas e afirmou que o inquérito será arquivado por falta de provas. Ele acrescentou que as doações foram legais e declaradas na prestação de contas.

O senador Eduardo Braga também informou que as doações de campanha foram declaradas e aprovadas pela Justiça Eleitoral e disse confiar na investigação da Polícia Federal. A defesa de Edison Lobão declarou que não se preocupa com as delações em massa que não fazem provas e que serão questionadas pelo Judiciário.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções