Festivais de cinema on-line são opção para período de quarentena

Diante do atual cenário, onde uma pandemia impede atividades até então rotineiras, como ir ao cinema, todos os setores estão sofrendo e se adaptando até tudo se normalizar. Exemplo disso é o meio do audiovisual, pois, produções tiveram que ser paralisadas e lançamentos e eventos como Festivais de Cinema foram adiados.

Mas a cultura não para e as adaptações levam até o público a possibilidade de contar com lazer em casa. Entre as opções estão o Festival Saindo da Gaveta e o Festival Cinemaria que terão em sua programação alguns filmes mais antigos de alguns realizadores e realizadoras em sua programação gerando um conteúdo extenso para as pessoas aproveitarem a quarentena com muita arte.

Representando Mato Grosso do Sul, o realizador e ator Filipi Silveira ingressou nesses projetos de adaptação da arte audiovisual e estará com duas produções que assinou a direção participando de Festivais e Mostras de forma on-line. Seu primeiro e premiado curta, “O Florista”, participa do Festival Saindo da Gaveta, que chega com 40 curtas-metragens gratuitos para o público assistir no conforto de casa, com obras premiadas que já rodaram o Brasil e o mundo. A iniciativa conta com votação do júri popular até o dia 2 de maio, no site do evento: https://www.saindodagaveta.com/) e também estará na programação futura do Festival Cinemaria.

“O Florista foi exibido em dois Festivais ano passado, o que me remete a uma entrevista do Diretor Joel Pizzini em que ele dizia que faz filmes para ficar em cartaz a vida inteira, não sei se a frase é dele, mas achei ótima e ver um filme mais antigo junto com os novos até hoje sendo exibidos mostra que o filme funciona e conquista, no caso do Florista tem gente que às vezes que não assistiu e quando descobre ser um filme de 2012, acaba me dizendo que parece que o filme foi feito ontem, para o bem e para o mal o filme continua atual”, afirma o ator e diretor do filme que também assina o roteiro Filipi Silveira.

No Brasil atualmente alguns festivais de cinema como o Festival Internacional de Brasília, o Cine Paraíso, Curta Taquary e o Festival de Cinema Curta Pinhais, após deliberações acerca da melhor forma de prosseguir com o festival sem colocar a vida de ninguém em risco também tornaram suas edições virtuais e percebendo este momento alguns festivais foram criados para levar o cinema para as pessoas, já que elas não podem ir até o cinema.

“Neste momento em que é necessário se adaptar, o cinema não vai acabar, disseram isso quando veio a Televisão, Videocassete, DVD e VOD, ele vai coexistir como sempre fez, neste momento ver festivais fazerem ações para chegar até o público é positivo, claro que tem tipos de filmes que é melhor ver na telona, então é melhor adiar, mas tem outros que podemos ver tranquilamente em casa é até uma maneira bacana de gerar conteúdo para este momento triste de pandemia”, avalia Filipi, que recentemente teve seu novo projeto de longa-metragem aprovado em primeiro lugar no edital do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais).

Festivais nacionais

O Festival de Cinema Curta Pinhais no Paraná que está em sua oitava edição que era presencial, se adaptou para este novo momento de pandemia fazendo sua edição on-line estará exibindo o trabalho mais recente do ator e diretor de MS, o também premiado curta “Vampiros” no dia 30 de abril às 10h. Os filmes anteriores do diretor – “Cartilha da Vida”, “Curta Ser Saudável” e “Irmãos de Alma” estão liberados na internet.

UNA Comunicação/Elci Holsback

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções