Fluxo de venezuelanos para o Brasil diminui após tensão na fronteira

O fluxo de venezuelanos viajando para o Brasil diminuiu neste domingo (19) após um dia de tensão vivido no município fronteiriço de Pacaraima, no estado de Roraima, onde moradores revoltados por crimes atribuídos aos refugiados, atacaram dois acampamentos improvisados forçando-os a voltar para seu país.

No sábado, depois que dezenas de brasileiros atearam fogo as barracas de campanha e pertences dos imigrantes que acampavam perto da fronteira com a Venezuela, cerca de 1.200 venezuelanos retornaram a seu país, de acordo com a força-tarefa designada para atender a situação migratória no local. A força-tarefa também informou que neste domingo “o fluxo foi muito menor do que nos dias anteriores”.

Em média 500 venezuelanos cruzam a fronteira terrestre com o Brasil. Pacaraima, com 12 mil habitantes, tem sentido o impacto da onda migratória nos últimos três anos, com um aumento de 10% da população, a maioria em situação de rua. O Brasil não é o principal destino escolhido pelos venezuelanos, mas é um dos poucos países na região que não exige passaporte para eles ingressem.

O presidente Michel Temer convocou uma reunião de emergência neste domingo para avaliar a situação na fronteira com a Venezuela. O Executivo resolveu enviar um contingente de 120 policiais da Força Nacional para reforçar a segurança e 36 voluntários para atender a área de saúde.

O ataque aos venezuelanos aconteceu no sábado, depois que se espalhou a notícia sobre uma tentativa de assalto a um comerciante brasileiro que foi ferido em sua casa. Os familiares responsabilizaram os venezuelanos e, em represália, dezenas de residentes do município foram às ruas, onde escoltaram os imigrantes até a linha da fronteira.

A governadora do estado de Roraima, Suely Campos, reiterou que deveriam fechar temporariamente a fronteira, porque as autoridades estão sobrecarregadas, especialmente na capital Boa Vista, e pediu a Brasília reforços para “enfrentar o aumento da criminalidade”.

Enquanto isso, o Ministério venezuelano das Relações Exteriores solicitou no sábado às autoridades brasileiras as “garantias correspondentes aos nacionais venezuelanos e que tome as medidas de proteção e segurança de suas famílias e bens”. O governo brasileiro confirmou que está em comunicação direta com as autoridades venezuelanas.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções