Forças de Segurança do Paraguai apreende quase meia tonelada de cocaína em...

Forças de Segurança do Paraguai apreende quase meia tonelada de cocaína em plena mata

COMPARTILHAR
Fardos com quase meia tonelada de cocaína pura. (Divulgação/SENAD)

Antônio Coca

O Comando de Defesa Interna do Paraguai através de seu braço operacional, a FTC – Força Tarefa Conjunta – apoio da SENAD e da Polícia Nacional, em coordenação com a unidade SIU da SENAD, realizou operação intensa em uma área de mata, localizada cerca de 35 km de Puerto Pinasco, no Chaco Paraguaio, onde alguém poderia estar sequestrado em poder de terroristas.

Estrutura completa para guarda e preparo.

Com base em informações de agências de segurança, surfgiu a possibilidade de ser uma base de operações para o tráfico de drogas. Na operação, a equipe tática da FTC detectou uma pista clandestina, com cerca de 1.000 metros de extensão, em ótimas condições de uso, que ainda contava com um sistema de iluminação rudimentar. Além disso, encontraram diversos elementos que fariam parte da logística de recebimento e armazenamento de carga aérea.

Hangar inclusive com antena de comunicação.

Em patrulhamento no entorno do local, a equipe localizou pelo menos 15 sacos de cocaína. Diante da constatação foram acionados os Agentes Especiais da SENAD e funcionários do Ministério Público de áreas especializadas em Anti-Sequestro e Antidrogas.

A Perícia constatou absoluto teor de pureza e a pesagem revelou 449 quilos de cocaína. Em território paraguaio o carregamento pode chegar a 3 milhões de dólares e em outros países até 6 milhões. A Operação é uma amostra da capacidade de instituições como SENAD, Polícia Nacional, FTC e Ministério Público para atuar de forma coordenada contra o crime organizado.

Pista clandestina e abastecimento.