Funcionários e ex-funcionários denunciam, de novo, falta de pagamento da São Luiz

Na manhã desta terça-feira (27) funcionários e ex-funcionários da Viação São Luiz, empresa de transporte coletivo interestadual, com sede em Três Lagoas denunciaram através da Rádio Caçula, nova falta de pagamento e quebra de acordos. As pessoas estão há aproximadamente cinco meses sem receber salários e parcelas de acertos.

Em situação de desespero, as pessoas pedem ajuda da emissora e demais órgãos de comunicação para divulgar a situação que se repete. Segundo o relato dos funcionários, além dos salários atrasados, os tickets alimentação também não são pagos e o acordo para as rescisões contratuais, parceladas para pagamento em diversas vezes, voltou a não ser cumprido.

A situação tem se complicado ainda mais para os funcionários que continuam na empresa, já que alguns dependem exclusivamente do salário obtido, causando atraso no pagamento de contas como aluguel, água e luz. Alguns denunciam ainda alegam ainda que a empresa está retendo a Carteira de Trabalho para fazer a rescisão contratual.

“Eu não consigo ir para outro emprego e nem consigo fazer meu acerto, eles pegaram minha carteira de trabalho. Não devolvem, nem resolvem o problema”, alegou um dos funcionários. Ele ainda relatou casos de motoristas da empresa que acabam pegando viagens seguidas para terem o que comer, uma vez que é disponibilizado almoço ou jantar para viagens mais longas.

Funcionários e ex-funcionários disseram que irão tentar agora se mobilizar para mover uma ação coletiva contra a empresa, com o objetivo de receber os valores atrasados. A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno.

A Rádio Caçula procurou o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a procuradora Priscila Moreto de Paula esclareceu que o órgão vem autuando a empresa reiteradamente, mas que a par dessa intervenção do MPT, é muito importante a atuação do sindicato da categoria para que a empresa adeque suas condições de trabalho à legislação.

Os trabalhadores disseram que chegaram a procurar o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Três Lagoas, mas foram informados de que a empresa não é vinculada ao mesmo. “Por esse motivo, o sindicato disse que não poderia fazer nada por nós”, disse um dos funcionários.

Faz tempo

Os casos envolvendo a empresa Viação São Luiz não são recentes. Em 2013, o MPT ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo que a Justiça do Trabalho condenasse a empresa ao pagamento de indenização por dano moral coletivo e para que a empresa não voltasse a reincidir na prática de atrasar salários e deixar de efetuar os depósitos de FGTS.

O MPT obteve êxito nesta ação, mas infelizmente houve desrespeito reiterado da decisão judicial entre os anos de 2014 e 2019, o que gerou a aplicação de multas que superam o valor de R$ 200 mil. Ainda assim, a empresa tem persistido no descumprimento da legislação.

Veículos problemáticos

O aparente desmonte da Viação São Luiz uma das pioneiras genuinamente de Mato Grosso do Sul, é notado inclusive na péssima qualidade dos serviços prestados a passageiros. Ônibus circulando arrasados, em péssimas condições, seguidamente quebrados nas rodovias por onde insiste em trafegar, não cumprimento de itinerário, situações que se agravam a cada dia por conta de aparente omissão por parte da fiscalização estadual e federal do setor, permitindo que ônibus da empresa ainda circulem.

Fonte: Rádio Caçula/Redação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções