Governo de MS aplica toque de recolher para conter avanço do covid-19

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou na tarde desta quinta-feira (10) toque de recolher em todo o território de Mato Grosso do Sul a partir da próxima segunda-feira (14). Diante do decreto, os moradores dos 79 municípios sul-mato-grossenses não poderão sair de casa entre 22h e 5h.

A medida terá validade por 15 dias como forma de conter o avanço da covid-19. Exceção serão apenas nos casos de trabalho em emergência médica. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário estipulado no decreto.

“Estamos no limite de ocupação dos leitos em todo o Mato Grosso do Sul. Se não adotássemos essa medida neste momento poderíamos explodir a capacidade do SUS (Sistema Único de Saúde). Como a cada dia que passa mais pessoas estão sendo contaminadas, tivemos que pisar no freio para não faltar leitos. Tivemos que tomar essa atitude para evitar mais mortes”, afirmou o governador.

A Polícia Militar fiscalizará a aplicação do toque de recolher será feita pela Polícia Militar juntamente com Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária Estadual. As Guardas Municipais e vigilâncias sanitárias dos municípios reforçar a fiscalização.

O decreto estabelece que os municípios adotem as recomendações sanitárias definidas pelo Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) durante a restrição de circulação de pessoas. Casos em que municípios não seguirem as regras serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPMS).

Só nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou 1.236 casos positivos de Covid-19 e 18 óbitos, totalizando 109.785 infectados e 1.888 mortes. De acordo com o boletim epidemiológico da doença, a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI aumentou drasticamente e já não existem vagas em Campo Grande e Corumbá.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções