Governo do Estado mantém atual Comandante-Geral da Polícia Militar

O Governador Reinaldo Azambuja e o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Delegado Antônio Carlos Videira, decidiram pela permanência nos cargos, do atual Comandante-Geral, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta e do Subcomandante-Geral da PMMS, Coronel PM Edmilson Lopes da Cunha. A decisão foi tomada com base no trabalho realizado pela gestão durante os últimos dois anos.

Perfeita sintonia entre comando e Secretário de Segurança mostra resultados

Nesse período, foram promovidos 319 oficiais e 4.750 praças, totalizando 5.069 promoções, desde 2015 até o primeiro semestre de 2018. A fim de melhorar o atendimento à sociedade e manter os integrantes da corporação atualizados quanto à formação técnica-profissional, 131 oficiais e 4.093 praças passaram por capacitação.

Além disso, foram incluídos nas fileiras da corporação 919 novos policiais militares, demonstrando uma valorização institucional e humana em relação aos operadores de segurança que desempenham suas atividades na PMMS, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestado ao cidadão sul-mato-grossense.

Inclusão de quase mil novos policiais, é uma da maiores da instituição.

Houve, ainda, um investimento de 7,5 milhões para a capacitação do efetivo e um investimento de 43,2 milhões em patrimônio e logística para a Polícia Militar. Dentre as principais aquisições estão 374 novas viaturas, representando substituição de 40% da frota, coletes balísticos, reforma do Corpo da Guarda – entrada principal do Palácio Tiradentes, quartel do Comando Geral e o 6° Batalhão de Polícia Militar – Corumbá, construção do estande de tiro da PMMS e outros.

Implementação do Termo de Acordo para Seção de Imagem, resultando em disponibilização de “tablets” a serem utilizados nas viaturas do 1º Batalhão de Polícia Militar, bem como, estruturação do Centro de Comando e Controle – C3 – no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário com conexão ao aplicativo Roda Viva 198 de telefonia móvel, tais avanços tecnológicos permitiram a PM aperfeiçoar o atendimento ao público, tornando-o mais ágil e preciso e disponibilizando novas ferramentas de planejamento, coordenação e execução do patrulhamento e operações.

Com a finalidade de garantir recursos destinados ao aparelhamento, modernização, aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades da Polícia Militar, foi criado o Fundo Especial de Reequipamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – FUNRESP/MS – com destinação específica para a PMMS.

Por meio de acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, foi disponibilizado a corporação uma chácara, que passou para a responsabilidade do Esquadrão Independente de Policiamento Montado, o qual servirá de local para treinamento, reprodução e doma de equinos.

Em relação aos índices criminais houve um decréscimo geral se compararmos 2017 e 2018, no que tange ao primeiro semestre, homicídio doloso 7,1% menos, Homicídio culposo no trânsito 10,8% menor, lesão corporal seguida da morte 62,5% menor. Roubo seguido de morte 13,3% menor, roubo em via urbana 13,1% menor.

Nos crimes contra o patrimônio, Roubo teve uma queda de 26,8% e furto 3,9%. No roubo a residência, queda de 22% e a veículo diminuição de 26,8%, no furto a veículo 26,3% e a residência de 16%. Iniciando o novo mandato, o governador nomeou o Coronel PM Ary Carlos Barbosa como secretário adjunto da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), sendo este parabenizado pelo comando da PM.

O Comandante Geral da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta, agradece o empenho de todos os integrantes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, sem os quais não seria possível alcançar resultados tão significativos na redução da criminalidade, ao tempo em que destaca que os investimentos institucionais e a política de gestão em Segurança Pública definida pela corporação, em conjunto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e o Governo do Estado tem propiciado avanço tecnológico, valorização profissional e melhoria constante nos serviços disponibilizado a sociedade sul-mato-grossense.

Moderno estande de tiros permite treinamento constante

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções