Governo federal divulga regras para construção de hospitais de campanha nos estados

O número de contaminados pelo coronavírus no Brasil chegou a 374 mil, um aumento de mais de 11 mil casos nas últimas 24 horas. O número de mortos chegou a 23.473 no país, um aumento de 807 pessoas no último dia. O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) as regras para construção e financiamento dos hospitais de campanha nos estados e municípios.

Para a pasta, os hospitais de campanha devem ser usados como última opção. A prioridade é a estruturação e a ampliação de leitos em hospitais já existentes na rede pública, ou contratar leitos na rede privada. Pelas orientações, esses hospitais devem ser unidades temporárias, que podem ser implantadas em anexo a unidades de saúde já existentes, ou utilizar outros equipamentos públicos, como estádios e centros de convenções.

O Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirma que a proposta é montar os hospitais de campanha próximo a hospitais já instalados. O Ministério orienta que os hospitais de campanha devem ser usados para a internação de pacientes com a Covid-19 e sintomas respiratórios de baixa e média complexidade, podendo apenas realizar suporte ventilatório não invasivo, sem estrutura de UTI.

O Ministério da Saúde também informou que nesta segunda-feira foi repassado oficialmente ao governo do estado o hospital de campanha de Águas Lindas, em Goiás. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o hospital começará a funcionar no dia 1º de junho. Segundo a pasta, não haverá mais construção de hospitais diretamente pelo governo federal. Os recursos serão repassados aos estados e municípios para manutenção das instalações já existentes.

O Ministério da Saúde ainda afirmou que enfrenta dificuldades no recebimento de informações sobre a ocupação de leitos pelos municípios e estados. Até o momento, apenas 611 unidades de saúde enviaram dados para o governo federal.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções